quinta-feira, 28 de abril de 2011

Não casamos de homenagear a educação!

Agora um video pra refletirmos um pouco sobre o verdadeiro sentido da educação em nossas vidas!
Vejam o video e reflitam sobre a educação, com carinho, dedicação, e principalmente vontade e prazer vamos mudar este quadro lamentável da educação no Brasil!
Valeu
Professor Dênis Pessoa

Fatos Históricos do dia 28 de Abril!

Execução de Mussolini
Benito Mussolini, governante da Itália durante 21 anos, morre em 28 de abril de 1945. Inspirou a adoção dos regimes autoritários. Ele a amante Clara Petacci fugiam para a Suíça, quando foram pegos em Azzano, sendo executados por Walter Audisio, integrante do Comitê de Liberação da Alta Itália.

1611 - É feita a escritura de fundação da Universidade de Santo Tomás, em Manila, a mais antiga das Filipinas.
1889 - Nasce Antonio Oliveira Salazar, governante português entre 1933 a 1970.
1893 - Um levante militar na Nicarágua é promovido pelo general José Santos Zelaya.
1896 - Guerra de Cuba: atentado com dinamite contra o Palácio dos Capitães Generais de Havana.
1906 - É ianugurada a Exposição Internacional de Milão.
1912 - A Itália ocupa as ilha de Rodas, após a guerra da Lábia.
1919 - As potências vencedoras da Primeira Guerra Mundial aceitam o projeto do presidente norte-americano, Woodrow Wilson, de criar uma Sociedade de Nações, destinada a manter a paz mundial.
1924 - Nasce Kenneth Kaunda, ex-presidente de Zâmbia.
1930 - Nasce James Baker, político norte-americano.
1937 - Nasce Sadam Husein, presidente do Iraque.
1945 - Hitler se casa escondido, em Berlin, com Eva Braun.
1945 - Benito Mussolini e sua amante, Clara Petacci, são executados em Dongo (norte da Itália) por ordem do Comitê de Liberação da Alta Itália.
1947 - Federico XI sobe ao trono da Dinamarca.
1952 - Entra em vigor o tratado de paz entre Estados Unidos e Japão, firmado em setembro de 1951.
1967 - É inaugurado, em Montreal, a Exposição Universal.
1969 - De Gaulle deixa o cargo de presidente da França.
1970 - Um marcapasso alimentado por energia nuclear é implantado, pela primeira vez, em um paciente, na França.
1988 - O ex-chRedação Terra do exército secreto armênio, Agop Agopian, é assassinado a tiros em um bairro de Atenas.
1989 - Morre Raúl Sendic, fundador e dirigente dos tupamaros uruguaios.
1992 - A guerra civil no Afeganistão chega ao fim, com a entrega do governo comunista a Sibgatulah Muyadedi.
1992 - Morre Francis Bacon, pintor britânico.
1992 - Morre Olivier Messiaen, compositor francês.
1994 - Morre Rafael Rabello, músico brasileiro.
1995 - Aproximadamente 2 mil pessoas morrem em um terremoto em Neftegorsk (ilha russa).


Redação Terra

Também comemoramos no dia 28 de abril o dia da...

28 de Abril - Dia da Sogra!


A imagem da sogra de "bruxa malvada", "cobra venenosa" e outros adjetivos nada elogios, é a que perpassa o imaginário popular há tempos.
Mas ninguém nunca pensa no outro lado; o lado da mãe que pensa correr o risco de perder o filhinho amado para uma jararaca sem coração, ou melhor, a nora!
Claro, não é sempre assim: existem noras que possuem um relacionamento muito melhor com a sogra do que com a própria mãe.
Mas o retrato eternizado dessa parenta para a toda vida (sim, porque segundo a Legislação, a sogra é o único parente que se continua tendo mesmo após a separação!)
É o da mulher que tem por rival a companheira que o próprio filho escolheu, não raro infernizando e botando tudo quanto é defeito no que a norinha faz.
Sogra que se sente traída geralmente não esconde a animosidade contra a companheira do filho, então, qual o segredo?
Sogra
Mostrar a elas que não competem com ninguém, porque o amor do querido rebento é para sempre.
Deixando de lado todos esses preconceitos, a nora poderá conquistar na sogra uma poderosa aliada, e até descobrir nela uma mulher.
Experiente e com qualidades que as rivalidades não deixavam transparecer!
Fonte: Dominio Feminino
Dia da Sogra


28 de Abril

O Dia da Sogra é comemorado no dia 28 de Abril. Ela é vítima de piadas e brincadeiras, vista como vilã e grande rival dos cônjuges. Mesmo assim, merece um dia especial, dedicado a ela. Afinal, nem todas as sogras são “malvadas”, muitas são grandes aliadas e só visam defender a família.
Origem da palavra
Do latim vulgar socra, que substituiu o latim clássico socrus, significa mãe do marido, em relação à mulher; ou mãe da mulher, em relação ao marido.
Dia da Sogra
Você sabia?
A palavra ganhou a sua versão masculina posteriormente. Primeiro foi originada a palavra sogra no feminino, pois as noras e as sogras passavam muito tempo juntas, devido à realização das atividades domésticas. Por isso, eram gerados conflitos e desavenças.
Fonte: www.scrittaonline.com.br
voltar

28 de Abril - Dia da Educação

Educação, formando o ser humano


Segundo o Novo Dicionário da Língua Portuguesa, de Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, educação é:

"Processo de desenvolvimento da capacidade física, intelectual ou moral da criança e do ser humano em geral, visando à sua melhor integração individual e social".

O processo de educação começa com a família, quando os pais ensinam a seus filhos o que julgam ser certo, como devem se comportar, a respeitar as outras pessoas. Ou seja, é o início da formação da criança, que aos poucos vai sendo preparada para a vida individual e em sociedade.

Num segundo momento, entra em cena a escola. Tem início a etapa da instrução da criança, onde ela vai adquirir conhecimentos referentes a áreas do saber específicas: Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História, entre outras. Mas o papel da escola na formação do indivíduo não fica restrito a esse tipo de informação. De certa forma, a escola vai dar continuidade ao processo que foi iniciado pela família, educando a criança e o adolescente também para a vida, através da disciplina, das responsabilidades, do estímulo ao exercício da cidadania.

E lembre-se: a boa educação é a base de uma nação consciente de seus direitos e deveres, que é capaz de construir o melhor para si e seu país, contribuindo para uma sociedade mais justa e com alta qualidade de vida.

fonte IBGE

Poema Aprender a Estudar (já postado mas vale a pena republicar)

APRENDER A ESTUDAR
Estudar é muito importante, mas pode-se estudar de várias maneiras...Muitas vezes estudar não é só aprender o que vem nos livros.
Estudar não é só ler nos livros que há nas escolas.É também aprender a ser livres, sem ideias tolas.Ler um livro é muito importante, às vezes, urgente.Mas os livros não são o bastante para a gente ser gente.É preciso aprender a escrever, mas também a viver, mas também a sonhar.É preciso aprender a crescer, aprender a estudar.
Aprender a crescer quer dizer:aprender a estudar, a conhecer os outros, a ajudar os outros, a viver com os outros.E quem aprende a viver com os outros aprende sempre a viver bem consigo próprio.Não merecer um castigo é estudar.Estar contente consigo é estudar.Aprender a terra, aprender o trigo e ter um amigo também é estudar.
Estudar também é repartir, também é saber dar o que a gente souber dividir para multiplicar.Estudar é escrever um ditado sem ninguém nos ditar;e se um erro nos for apontado é sabê-lo emendar.É preciso, em vez de um tinteiro, ter uma cabeça que saiba pensar, pois, na escola da vida, primeiro está saber estudar.
Contar todas as papoilas de um trigal é a mais linda conta que se pode fazer.Dizer apenas música, quando se ouve um pássaro, pode ser a mais bela redação do mundo...
Estudar é muito mas pensar é tudo!
J.C. Ary dos Santos
 
Recado do Professor Dênis Pessoa:

É como muita alegria que venho demonstrar meu prazer de fazer parte deste processo chamado educação, que por sinal é o principal "mecanismo" para a evolução do ser e posteriormente de uma nação. E com muito prazer parabenizo todos aqueles que fazem parte dessa "coisa" tão maravilhosa chamada Educação! Viva a Educação!!!
E agora aproveitando o momento venho também criticar o falido sistema educacional do país, onde não se vê seriedade pelos políticos que insistem em toda campanha jurar amores pela educação, mas o que nós assistimos todos os anos é o total descaso por ela, e muitos fingem que ensinam e outros fingem que aprendem, e os políticos fingingo que investem no bem mais precisoso do ser humano. Convoco a sociedade a visitarem as escolas, a cobrarem realmente a valorização de nossa educação, pois chegamos a um limite de tanta mentira e que todos os anos promessas demagogas que nunca são cumpridas. Não existe investimento na educação, só colocam ela pra funcionar no limite, e também convoco os políticos a ficarem um dia em uma sala de aula ou em uma escola e vivenciar a verdadeira e dura realidade dela!


"Ela nos liberta, nos fascina e ensina, a serem verdadeiros seres humanos, obrigado por você existir na minha vida, educação! Professor Dênis Pessoa

28 de abril dia da Educação - Vamos celebrar a educação...

DIA DA EDUCAÇÃO

Dia da Educação Como é bom ter educação!
Geralmente, quando se fala em educação, pensamos imediatamente em escolas, alunos, professores, livros, materiais pedagógicos. Ou seja, a palavra remete ao universo escolar.
No entanto, a escola não é o único lugar onde a educação acontece. A educação existe tanto em sociedades tribais de povos caçadores agricultores ou nômades, quanto em sociedades de países desenvolvidos e industrializados.
O dia 28 de abril é dedicado a este importante elemento de aquisição e de transmissão de cultura. 

Um pensamento para nós refletirmos um pouco sobre nosso papel na processo da educação. Mas qual nosso verdadeiro papel neste, tanto para professores, diretores, cordenadores, e principalmente os alunos:

"Um dos momentos inesquecíveis da vida de qualquer criança é quando, pela primeira vez, ela junta uma letrinha, mais outra, e mais várias delas e começa a... ler! É uma conquista tão importante que será usufruída pelo resto de sua vida e abrirá, a cada dia, uma nova janela para o mundo."

Maurício de Sousa

quarta-feira, 27 de abril de 2011

E aconteceu a semana da leitura na Escola Milton Camilo!!!

Gente no mês de Abril aconteceu a semana da leitura, imagina o tanto de coisas boas aconteceram, foi produção de textos, histórias, poemas, poesias, leituras, apresentações, e tudo que a leitura pode proporcionar a quem pratica ela. 
Lembrem-se sempre ler é o melhor exercicio para mente, é a evolução do ser, e a liberdade sem limites, é a melhor viagem a lugares guardados no fundo de nossa imaginação! 
Agora chega de falar e vamos apreciar as imagens!



Algumas produções dos alunos, revista em quadrinhos, charges, histórias e as caricaturas dos personagens do sitio do pica-pau amarelo!













Olha o monte de livros para os alunos poderem ler a vontade!
Essa é a aluna do 6º ano Luciana recitando uma bela poesia!


Nosso painel como um incentivo a uma deficiência grave do povo brasileiro, o hábito de leitura!

Olha turminha do 6º ano dando um "show" de apresentação e interpretação, cantando também a música tema do sitio do pica-pau amarelo!

Olha aí os alunos se interessando pelos livros!

A "Tia" Dimária sempre guerreira, não desiste mesmo diante das dificuldades ela está firme com seu alunos na participação deste evento!



  olha aí todo mundo se interagindo com os livros, e procurando uma boa leitura!

O aluno Miguel do 5º ano rescitando uma poesia!

Agora a aluno Isabela do 3º ano contando uma bela história!


A Tia Lucimar e seus alunos do 1º ano, também participando da festa!

Olha a aluna Ana Paula também do 3º ano contando uma bela história!


O aluno Ian também contou sua história, pois a leitura é a libertação da consciência!
























A professora de apoio do aluno Danilo do 2º ano, também participando da semana da leitura!












olha i o aluno caio e seu livro predileto, exibindo conhecimento com a leitura!














A tia Quézia falando da importância da leitura em todas as fachas etárias, e alguns escritores infantis que fazem parte deste processo!



















 A Diretora Graça falando da importância da leitura e claro ressaltando a realização da semana da leitura com a participação de todos inclusive dos alunos!

A semana da leitura fez um enorme sucesso, os alunos contribuíram massivamente, produziram histórias, quadrinhos, poesias, textos, poemas e tudo que possa envolver o saber ler, e esperamos que este evento possa trazer mais incentivo para que todos não só os alunos mas também todos os funcionários da escola, e poder assim dar exemplos aos maios jovens, por que a deficiência da leitura vem do mal exemplo dados pelos adultos!
Fica aqui registrado nosso evento, e que este possa ter despertado o prazer pela leitura!
Professor Dênis Pessoa

Acessem o video abaixo e tirem suas próprias conclusões!!!

Queremos preço justo já!!!!
Assinem o manifesto no link:
http://www.precojustoja.com.br/index.php?status=sucesso
valeu galera é só assinar!
Professor Dênis Pessoa

27 de abril dia da Empregada Doméstica!

Por que 27 de abril?
O dia 27 de abril é considerado o Dia Nacional das Empregadas Domésticas por ser o dia de Santa Zita.
Zita nasceu em 1218 na Itália e devido a sua origem humilde e camponesa, aos 12 anos começou a trabalhar como empregada doméstica, trabalhando para a mesma família por várias décadas.
Generosa com as esmolas aos pobres que batiam à casa dos Fatinelli, nome da família de seus patrões, tirava do seu próprio salário para ajudar aos necessitados.
Após um período de humilhações por parte dos Fatinelli, estes lhe confiaram a direção da casa. Conta-se que uma de suas colegas, com ciúmes, certa vez acusou-a por oferecer esmolas aos pobres.
Surpreendida enquanto saía de casa com o avental cheio de alimentos para visitar uma família necessitada, respondeu ao patrão que levava flores e folhagens.  Ao verificarem o que ia no avental, só encontraram flores.
Zita morreu em 27 de abril de 1278. O Papa Pio XII proclamou-a padroeira das Empregadas Domésticas.


Dia 27 de Abril Dia da Empregada Doméstica


Desrespeitar a empregada doméstica ...
É uma coisa preconceituosa e patética!
Muitas vezes é a empregada que comanda o lar ...
Num infinito e bravo palpitar!


A empregada doméstica merece várias canções ...
Pois, ela exerce ao mesmo tempo várias funções!

Ela é: babá, arrumadeira, faxineira,
Secretária, enfermeira e cozinheira ...
Afinal, ela é trabalhadeira!
 

Ela deixa qualquer tipo de ambiente ...
Limpo, higiênico e quente!
Ela cozinha com dedicação e ardor ...
Comidas repletas de amor!  

Sua alma cheia de harmonia ...
É uma dama de companhia,
Que não deixa a família vazia ...  
Porque, acima de tudo, ela é poesia .  
Luciana do Rocio Mallon

Fatos Históricos do dia 27 de Abril!

As cabras clonadas
A empresa de Montreal (Canadá) Nexia Biotechnologies anunciou ter conseguido, mediante clonagem, o nascimento de três cabras idênticas no dia 27 de abril de 1999. A técnica foi a mesma utilizada com a ovelha Dolly, em fevereiro de 1997. As trigêmeas foram chamadas de Danny, Clint e Arnold.

1521 - Morre Fernando de Magalhães, navegador português que realizou, a serviço da Espanha, a primeira expedição ao redor do mundo.
1783 - Nasce Anastasio María Ochoa, escritor mexicano.
1791 - Nasce Samuel F. Morse, norte-americano, inventor do telégrafo elétrico.
1820 - Nasce Herbert Spencer, filósofo britânico.
1833 - É firmado o tratado Roca-Runciman entre a Argentina e a Grã-Bretanha, que se compromete a comprar carne argentina em troca de proteção às empresas britânicas localizadas no país sul-americano.
1855 - É firmado um Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Paraguai.
1870 - Em um golpe de Estado contra José Tadeo Monagas, presidente de Venezuela, o general Antonio Guzmán Blanco toma o poder de Caracas e se proclama Presidente da República.
1940 - Morre Joaquín Mir, pintor español.
1942 - Nasce Valeri Poliakov, médico e astronauta russo.
1945 - É proclamada a 2ª República na Áustria e a sua independência da Alemanha nazista.
1956 - O governo argentino anula a Constituição de 1949 e reimplanta a de 1853, por um decreto do presidente Pedro E. Aramburu.
1960 - É proclamada a independência de Togo.
1978 - O presidente do Afeganistão, Mohammed Daud Kham, morre durante o golpe de Estado que leva ao poder o general Taraki.
1985 - Um incêndio no Instituto Neuropsiquiátrico e Geriátrico de Buenos Aires mata 80 pessoas e deixa 200 feridas.
1991 - A presidenta da Nicarágua, Violeta Barrios de Chamorro, sai ilesa de um atentado.
1992 - Sérvia e Montenegro proclamam a nova República Federal da Iugoslávia.
1994 - O 10º Congreso da Assossiação das Academias da Língua Espanhola concordam em suprimir o "Ch" e a "Ll", tornando-as letras independentes.
1997 - Morre Dulce María Loinaz, escritora cubana.
1999 - A empresa canadense Nexia Biotechnologies anuncia ter realizado a clonagem de três cabras.
2000 - Um total de 985 pessoas são assassinadas por uma seita apocalíptica da Uganda.


Redação Terra

terça-feira, 26 de abril de 2011

26 DE ABRIL, DIA DO GOLEIRO

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Assim como o Dia da Sogra, quase ninguém se lembra de comemorar o Dia do Goleiro. Portanto, nada mais justo do que prestar essa homenagem antecipada ao jogador que na maioria das vezes (a não ser quando é o goleiro do nosso time), impede o grito de gol das torcidas mundo afora. Aquele que se impõe como o próprio contra-senso do futebol, capaz das defesas mais improváveis aos frangos mais humilhantes.

Chamado também de arqueiro, guarda-metas ou guarda-redes, herói ou vilão, é personagem singular no campo de jogo. Se antigamente ser goleiro era para quem não sabia jogar na linha, atualmente fala-se em vocação para atuar “debaixo dos paus”, na linguagem dos boleiros.

Há casos de goleiros que não saem da nossa memória. Como não se lembrar dos belgas Preud’homme e Pfaff ou dos italianos Zenga e Dino Zoff? Todos grandes goleiros, assim como o espanhol Zubizarreta e o alemão Schmeichel.

As lembranças de Taffarel pegando pênaltis em 94 e 98 comprovam que já há algum tempo, o Brasil, outrora criticado por não revelar bons goleiros, mudou essa imagem. Basta verificar a quantidade e a qualidade de goleiros brazucas atuando em campos estrangeiros.

Não é de hoje que o Brasil vem produzindo magníficos goleiros: Castilho, Gylmar dos Santos Neves, Manga, Leão, Raul, Taffarel, Marcos, Rogério Ceni, Júlio César.... Desde Barbosa, nosso goleiro em 1950, até os dias de hoje, o Brasil evoluiu muito na posição, podendo ser considerado hoje um celeiro destes jogadores. O próprio Barbosa, crucificado na derrota para o Uruguai na copa supra-citada, era um excelente goleiro, nas palavras do mestre Armando Nogueira: “Certamente, a criatura mais injustiçada na história do futebol brasileiro. Era um goleiro magistral. Fazia milagres, desviando de mão trocada bolas envenenadas. O gol de Gighia, na final da Copa de 50, caiu-lhe como uma maldição.”

E como não falar de Rinat Dasaev, arqueiro da extinta União Soviética? Embora tenha sofrido com a seleção brasileira na Copa de 82, era um daqueles guarda-metas que ganhava os jogos com suas defesas. Dos que vi atuar, o mais completo. Frio e decisivo, rápido e explosivo, técnico e enorme.

Certos goleiros, mais do que inesquecíveis, marcaram época em sua geração e são e serão lembrados eternamente. Gordon Banks foi o inglês que, na Copa de 70, defendeu a cabeçada indefensável de Pelé; atuou no English Team entre 1963 e 1972, ano em que, devido a uma fatalidade, um acidente automobilístico o fez perder parte da visão de um olho, abreviando sua gloriosa carreira.

Ladislao Mazurkiewicz também disputou a Copa de 70 pelo Uruguai, além das copas de 66 e 74. Até hoje é tido como o melhor goleiro uruguaio de todos os tempos; defendeu o Atlético Mineiro e o Penarol-URU. Às vesperas da copa de 70, era considerado o melhor do mundo. No Brasil x Uruguai da mesma copa, foi protagonista de um lance inesquecível: sofreu um drible desconcertante de Pelé, na entrada da área, que acabou chutando para fora.

A Alemanha, país tradicional na posição de goleiro, revelou ao mundo Seep Mayer. Excelente técnica, defesas arrojadas e um reflexo impressionante, fizeram do “anjo irônico” um dos melhores jogadores da Copa de 74, quando a Alemanha Ocidental, com um time inferior a Holanda, sagrou-se campeã, graças principalmente as várias defesas do “gato”, outro de seus apelidos.

Impossível não falar de Lev Yashin. O “Aranha Negra” tinha esse apelido devido ao seu uniforme sempre todo preto; segundo a lenda, Yashin defendeu cerca de 150 pênaltis em toda a carreira, além de não ter sofrido gol em 270 jogos. Para se ter a verdadeira dimensão da importância do arqueiro russo, basta dizer que em 1971, quando se aposentou, a FIFA resolveu homenageá-lo com uma medalha de ouro especial, por sua extraordinária contribuição ao esporte.

Não apenas grandes goleiros, mas também folclóricos, não necessariamente nessa ordem. Como não recordar o mexicano Jorge Campos? Espalhafatoso no campo e na indumentária, gostava de jogar na linha e cobrar penaltis, além de ser baixo para a posição.

René Higuita, goleiro colombiano, ficou mais conhecido pelo seu estilo irresponsável de jogar do que pelas belas defesas, embora tenha dado nome a “defesa do escorpião”, em que se jogava para frente defendendo a bola com os pés. Ganhou manchete mundial na Copa de 90 no jogo contra Camarões, quando tentou driblar Roger Milla e perdeu a bola, ocasionando o gol que eliminou sua seleção.

E o que dizer de José Luis Chilavert? Extrovertido, provocador e artilheiro, o goleiro paraguaio se detacou por marcar 63 gols em sua carreira, sendo 45 de penalti, 15 de falta e 3 com a bola rolando; atuou na seleção de seu país e no clube argentino Velez Sarsfield, onde ganhou vários títulos, entre eles a Libertadores e o Mundial Interclubes.

Cada qual a seu tempo, com seu estilo e a sua maneira, todos marcaram e marcam gerações. Transformaram-se em verdadeiros ícones, ídolos e referências para o torcedor de futebol. Elaborei uma pequena e modesta lista dos 10 maiores goleiros, incluindo apenas os que vi jogar: 10º. Zubizarreta; 9º. Pfaff ; 8º. Van der Sar; 7º. Petr Cech; 6º. Schmeichel; 5º. Julio César; 4º. Buffon; 3º. Taffarel; 2º. Preud’home; 1º. Rinat Dasaev.
 
 

CURIOSIDADE: Mazzaropi, goleiro do Vasco, detém o recorde mundial de tempo sem levar gol: 1816 minutos, ou pouco mais que 20 partidas, entre 18/05/1977 e 07/09/1978.

INDICAÇÃO: Goleiros: Heróis e Anti-Heróis da Camisa 1, de Paulo Guilherme, Editora Alameda.

O vídeo abaixo, extraído do youtube.com tem como protagonista um goleiro que não foi citado, mas que merece ser lembrado. Presenciei a "maior defesa do mundo" pela televisão, ainda criança, e posso dizer que foi dali em diante que comecei a olhar a posição de goleiro com outra ótica. Devido a Rodolfo Rodriguez.

DIA DO GOLEIRO

Dia do Goleiro Que grande defesa!
Ele é o único que tem o privilégio de acariciar a bola com a mão, e depois de uma bela defesa rolar abraçado com ela pelo gramado.
Só o goleiro entra em uma decisão por pênaltis sem a mínima responsabilidade, e muitas vezes ainda sai como herói.
É sempre ele quem encabeça a escalação do time, e carrega nas costas o número 1 da esquadra.
Neste dia do goleiro só nos resta agradecer aos nossos eternos salvadores!
Obrigado Barbosa, Castilho, Gilmar, Valdir Joaquim de Moraes, Felix e Leão, Valdir Perez, Taffarel, Marcos, Dida e todos os outros que sempre estiveram lá na hora em que o gol adversário parecia inevitável.
Alguém se lembra de alguma defesa do Andrada? Quase impossível, mas o gol que ele tomou do Pelé, o milésimo do Rei, todos têm na memória...

 
Uma homenagem ao jogador menos "badalado", mas muito importante para o futebol, afinal ele é quem evita os gols!!!
Parabéns a todos os goleiros do mundo!
Professor Dênis Pessoa

Fatos Históricos do dia 26 de Abril!

Desastre em Chernobil
Em 26 de abril de 1986, o reator número quatro do complexo nuclear de Chernobil, na Ucrânia (URSS), explode. A nuvem radioativa afetou países vizinhos, provocou 31 mortes no primeiro dia, contaminou 10 mil quilômetros quadrados e atingiu com as radiações 600 mil pessoas.

1544 - O capitão espanhol Domingo Martínez de Irala é proclamado governador do Paraguai após prender Núñez Cabeza de Vaca, que vinha ocupando o posto.
1711 - Nasce David Hume, filósofo escocês.
1731 - Morre Daniel Defoe, escritor inglês.
1798 - Nasce Eugenio Delacroix, pintor francês.
1828 - A Rússia declara guerra contra a Turquia por uma suposta violação do tratado de Ackermann.
1845 - Começa a ser publicado O Paraguaio Independente, primeiro jornal impresso no Paraguai.
1856 - Nasce Henri Philippe Petain, presidente da França durante a ocupação alemã.
1889 - Nasce Ludwig Wittgenstein, filósofo austríaco.
1894 - Nasce Rudolf Hess, militar e político alemão.
1910 - Morre Bjornstjerne Bjornson, escritor norueguês.
1915 - Primeira Guerra Mundial: é selado um acordo secreto entre os aliados e a Itália, que oferece a este país compensações territoriais caso ele declare guerra contra a Áustria.
1916 - Nasce Morris West, escritor australiano.
1918 - A Alemanha e o governo soviético estabelecem relações diplomáticas.
1924 - É publicado O Processo, a primeira das grandes novelas de Franz Kafka.
1925 - Os alemães elegem o marechal Paul von Hindenburg como presidente da República.
1933 - Nasce Arno Allan Penzias, cientista norte-americano, vencedor do Prêmio Nobel de Física de 1978.
1946 - Morre Hermann A. Keyserling, filósofo alemão.
1954 - Começa, em Genebra, uma conferência sobre Indochina.
1957 - O Egito proíbe a passagem pelo canal de Suez aos navios de guerra israelenses.
1973 - Paraguai e Brasil firmam um tratado que permite a construção da hidroelétrica de Itaipú, a mais potente do mundo, no rio Paraná, limite entre os dois países.
1984 - Morre Count Basie, músico norte-americano de jazz.
1986 - Um grave acidente acontece na central nuclear de Chernobil, no norte da Ucrânia (URSS), causando grandes danos materiais e deixando muitas pessoas feridas.
1989 - Morre Lucille Ball, atriz norte-americana.
1990 - O rei da Espanha entrega ao escritor paraguaio Augusto Roa Bastos o Prêmio Cervantes de Literatura.
1990 - Carlos Pizarro, candidato à presidência da Colômbia pelo partido M-19, é assassinado.
1992 - Fortes terremotos atingem o norte da Califórnia, nos Estados Unidos, e causam 53 mortes.
1994 - O Conselho Nacional Africano, de Nelson Mandela, ganha as primeiras eleições multirraciais da África do Sul com 62,6% dos votos, contra 20,4% do governante do Partido Nacional.
1999 - Morre Al Hirt, músico norte-americano.



Redação Terra

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de abril comemoramos o dia do Contabilista!

25 de Abril - Dia do Contabilista!



"Trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro".
Com esta frase, dita no meio de um discurso de agradecimento a uma homenagem que recebia da Classe Contábil, o Senador e Patrono dos Contabilistas, João Lyra, instituiu o Dia do Contabilista, prontamente adotado pela classe contábil e, atualmente, oficializado em grande número de municípios. Era o ano de 1926.
Em dezembro do ano anterior, João Lyra havia sido eleito Presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros e, em toda a sua vida parlamentar, propôs e fez aprovar várias leis em benefício da profissão contábil.
Em seu discurso de agradecimento, Lyra homenageou outro grande contabilista, Carlos de Carvalho: "Quando, em 1916, justifiquei, no Senado Federal, a conveniência de se regularizar o exercício de nossa profissão, acentuada a merecida e geral confiança que adviria do abono da classe, por seus mais circunspectos representantes, à capacidade moral e técnica dos contadores, foi o grande e saudoso mestre paulista uma autoridade sem equivalente no Brasil, como bem disse o sr. Amadeu Amaral, quem me endereçou os primeiros e os mais desvanecedores protestos de apoio e de solidariedade".
Contabilista
O Dia do Contabilista foi oficialmente instituído pela Lei Estadual nº 1989, em 23 de maio de 1979.
CONHEÇA UM POUCO SOBRE O CRIADOR DO DIA DO CONTABILISTA E PATRONO DA CLASSE CONTÁBIL
O criador do Dia do Contabilista, João de Lyra Tavares, nasceu em 23 de novembro de 1871, na cidade de Goiana/PE, e faleceu em 30 de dezembro de 1930.
Foi guarda-livros, chefe de escritório e da firma em que trabalhava. Como comerciante, teve uma atuação destacada em Pernambuco. Fundou em seu Estado, uma Associação de Guarda-Livros e foi membro da Associação Comercial do Recife.
Atuou na política, foi historiador e economista, autor de obras didáticas e estudioso de geografia. Em 1914, a convite do então ministro Rivadávia Corrêa, esteve, pela primeira vez, na cidade do Rio de Janeiro, na época capital da República, onde tomou parte da Comissão escolhida para estudar a reorganização da Contabilidade do Tesouro Nacional.
No ano seguinte, João de Lyra Tavares foi eleito Senador pelo Rio Grande do Norte, cargo que ocupou até o fim de sua vida. No Senado, foi membro eminente da Comissão de Finanças e sempre ressaltou os benefícios que a sociedade brasileira teria com o reconhecimento de uma classe de contadores públicos.
Em 1926, no almoço feito em sua homenagem pelas Entidades Contábeis Paulistas, João de Lyra Tavares foi aclamado Presidente do Supremo Conselho da Classe dos Contabilistas Brasileiros. Na ocasião, fez um discurso defendendo a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros, marco decisivo para o processo de organização dos Contabilistas em bases profissionais, que culminou com a criação do sistema CFC/CRC's, ocorrida 20 anos depois.
Fonte: www.crcsp.org.br
Dia do Contabilista

25 de Abril

O Dia do Contabilista foi instituído sob a inspiração do Senador João Lyra, em 25 de abril de 1926, ocasião em que proferiu discurso que enalteceu a Classe Contábil Brasileira.
Nós, da equipe do Portal de Contabilidade, temos orgulho de contar com contabilistas entre nós, e dedicamos uma mensagem a você:
PARABÉNS, CONTABILISTA!
O seu dia é especial, porque você é especial!
Contabilista
Pois você contribui de várias maneiras à vida econômica e social do país:
pelo seu admirável empenho em várias frentes de trabalho;
pela sua participação imprescindível na obtenção de recursos para os Conselhos Tutelares da Criança e ao Adolescente, mediante dedução do IR;
pela sua força moral, ao apoiar movimentos contra o aumento de tributos, como a MP 232 e a extinção da CPMF;
pela sua capacidade e inteligência, facilitando o caminho das organizações;
pela sua busca contínua de informações vitais ao equilíbrio das empresas e instituições;
pelo seu trabalho na composição de dados para fundamentar as grandes decisões dos dirigentes;
pelo seu papel insubstituível na nova fase de transparência das administrações públicas, como pede a Lei de Responsabilidade Fiscal;
pela sua integridade moral e disposição de lutar contra a fraude e a corrupção;
pelo seu amor ao Brasil;
pela sua capacidade de renovação e adaptação aos novos tempos, assimilando conceitos e técnicas, entendendo a importância da educação e atualização permanentes;
pela sua coragem de mudar e vontade de continuar crescendo!
Parabéns pela sua participação na construção de um mundo melhor!
Fonte: www.portaldecontabilidade.com.br

Fatos Históricos do dia 25 de Abril!

Criação da ONU
No dia 25 de abril de 1945, representantes de 47 países criam, na Conferência de San Francisco (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU). Ela foi resultado do esforço de visionários que buscavam a mundo capaz de resolver seus conflitos por outros caminhos que não o da guerra.

1507 - É publicada a obra de Gaultier Lud Cosmographiae Introductio. É a primeira vez que se propõe dar o nome de "América" às terras decobertas por Cristóvão Colombo. 1534 - Pedro de Alvarado termina a conquista da Guatemala. 1540 - Os espanhóis fundam a cidade peruana de Ayacucho. 1595 - Morre Torcuato Tasso, poeta italiano. 1599 - Nasce Oliver Cromwell, revolucionário e ditador inglês. 1675 - Morre Pierre Perrin, criador da ópera francesa. 1844 - É firmado, em Madri, um tratado de amizade entre Espanha e Chile, em que a Espanha reconhece a independência do país americano. 1852 - Nasce Leopoldo Alas, o Clarín, crítico espanhol. 1875 - Nasce Guillermo Marconi, engenheiro e físico italiano, inventor do rádio, vencedor do Prêmio Nobel de 1909. 1898 - Guerra de Cuba: primeira ação naval espanhola contra os Estados Unidos, que declaram guerra contra a Espanha. 1900 - Nasce Wolfgang Pauli, físico austríaco, vencedor do Prêmio Nobel 1945. 1911 - Morre Emilio Salgari, novelista italiano. 1915 - Primeira Guerra Mundial: franceses e ingleses desembarcan em Dardanelos (Império Otomano, atual Turquia). 1918 - Nasce Ella Fitzgerald, cantora norte-americana de jazz. 1919 - O alemão Walter Gropius funda, em Weimar, a Escola de Arquitetura e Artes Aplicadas Bauhaus, origem da corrente artística que dominou o período entre-guerras. 1921 - Nasce Karel Christian Appel, pintor expressionista holandês. 1927 - Nasce Corín Tellado, escritora espanhola de novelas. 1930 - Nasce Paul Mazurski, diretor norte-americano de cinema. 1936 - O Congresso da Venezuela elege como presidente da República o general Eleazar López Contreras. 1940 - Nasce James Albert (Al) Pacino, ator norte-americano. 1940 - Segunda Guerra Mundial: as tropas alemãs chegam ao porto de Atenas. 1941 - Nasce Bertrand Tavernier, diretor francês de cinema. 1945 - Representantes de 47 países criam, em San Francisco (EUA), a Organização das Nações Unidas (ONU). 1953 - Os cientistas James Watson (norte-americano) e Francis Crick (britânico) anunciam na revista Nature o descobrimento da estrutura do DNA. 1959 - É aberta a navegação do canal de São Lorenzo, que une os Grandes Lagos com o Atlântico. 1969 - Entra em vigor o chamado Tratado de Tlatelolco, que proíbe as armas nucleares na América Latina. 1971 - É proclamada a República de Bangladesh. 1974 - Revolução dos Cravos, também conhecida como queda do regime de salazar, em Portugal. 1980 - Morre Alejo Carpentier, escritor e músico cubano. 1982 - Israel devolve ao Egito o controle da península de Sinai após 15 anos de ocupação, em cumprimento dos tratados de paz de 1979 entre os países. 1986 - Um encontro, em Damasco, entre Hafez el Assad e Yasser Arafat ratifica a reconciliação entre a Síria e a OLP. 1989 - A URSS inicia a retirada parcial de suas forças na Hungria. 1990 - Morre Dexter Gordon, músico de jazz e ator norte-americano. 1990 - Os astronautas da Discovery colocam em órbita o telescópio Hubble. 1993 - Boris Yeltsin recebe amplo respaldo a sua presidência e a sua política econômica e social do país. 1995 - Morre Ginger Rogers, atriz e bailarina norte-americana. 1996 - Os 34 países da Organização dos Estados Americanos (OEA) declaram guerra total contra o terrorismo e aprovam um plano de ação para combatê-lo. 2001 - O ex-presidente filipino Joseph Estrada é detido em sua casa, três meses depois de abandonar o cargo, acusado de roubar dinheiro público.

Redação Terra

E passou o feriado da semana santa... agora é voltar a ativa!

A Semana Santa de 2011 ocorreu na quarta semana de abril. O feriado, que é um dos mais importantes do ano para os cristãos, celebra a ressurreição de Jesus Cristo e marca o fim do período de Quaresma.
Em 2011, a Quarta-feira de Cinzas, que dá início à Quaresma, ocorreu no dia 9 de março. Com isso, a Sexta-feira Santa, que é um feriado nacional, cai no dia 22 de abril. Já o Domingo de Páscoa  será celebrado no dia 24 de abril.
Mesmo para aqueles que não são cristãos, a Semana Santa é uma data muito esperada. Afinal, ela é uma excelente oportunidade para viajar e fugir do estresse do dia a dia. O feriado também é muito aguardado pelas crianças, que adoram a tradição de trocar ovos de chocolate de Páscoa.
Mas agora acabou, e voltar as aulas depois de um descanso merecido foi ótimo, encontro com familiares, pescaria, viagens, curtição, diversão, é tão bom pena que dure pouco.
Devido ao feriado o blog da escola ficou inativo durante o feriado, mas voltamos hoje pra homenagear este feriado que é tão importante para os cristãos, o problema que sua importância já não é tão cultivada por todos!




Só pra desejar uma feliz páscoa a todos, e que este momento no ano seja um momento de reflexão, pela nossas atitudes, ações e atuações no "seio" social e contribuirmos realmente para um mundo de fraternidade, amor ao próximo, muita paz e claro não mudar o foco do verdadeiro sentido da páscoa.
Jesus morreu por nós, e nunca desistiu de seus ideais, será que a sociedade está desistindo? Precisamos realmente mudar nosso pensamento voltado somente para mais uma data para consumir materialismo!
Pense nisso
Professor Dênis Pessoa

quarta-feira, 20 de abril de 2011

20 de Abril dia do...

20 de Abril: Dia do Diplomata
Uma homenagenzinha pra não passar em branco


Dia do Diplomata

Se você se interessa pelo que acontece no mundo e tem vocação para servir ao interesse público, a diplomacia, com certeza, é uma carreira para se pensar em seguir.

Bastante procurada pelas oportunidades de trabalho que oferece, a carreira exige profissionais interessados nas relações políticas, econômicas e sociais entre o Brasil e demais países.

Estudar é preciso

Ao optar por seguir a carreira diplomática, um longo caminho de muitos estudos deverá ser percorrido. Estudo não só para passar no concurso de admissão como para ingressar no curso de formação de diplomatas.

Ao ser aprovado no concurso que ocorre uma vez por ano e exige o curso superior como escolaridade mínima, o aluno é nomeado Terceiro-secretário, cargo inicial da carreira. E estará automaticamente inscrito no Programa de Formação e Aperfeiçoamento, também conhecido como Mestrado em Diplomacia.

Ao todo, são dois anos de curso intensivo com aulas sobre Direito Internacional, Ecomonia, Política Externa Brasileira, História das Relações Internacionais, além de inglês, francês e espanhol.

Nos últimos três meses, o aluno deverá cumprir estágio nas embaixadas e consulados-gerais do Brasil na América do Sul e no México.

Se for aprovado ao término do curso, o Terceiro-secretário iniciará a carreira diplomática que pode ser iniciada em outro país ou não.

Os cargos seguintes são Primeiro-secretário, Conselheiro, Ministro de Segunda Classe e, por fim, Ministro de Primeira Classe, mais conhecido como Embaixador.


Sua missão

Representar o Brasil perante outros países é a principal função exercida pelo diplomata que também deve atuar na formulação da nossa política externa, negociar em nome do país e promover nossa cultura e valores.

De olho nos interesses do seu país, ele trata de temas variados como segurança, paz, normas de comércio, direitos humanos, relações econômicas, meio ambiente, tráfico de drogas, migração e laços de cooperação e amizade entre as nações.


O Instituto Rio Branco

O Ministério das Relações Exteriores criou um instituto especificamente para coordenar e administrar o exercício da profissão, além de selecionar os futuros diplomatas.

Trata-se do Instituto Rio Branco, responsável pela seleção e treinamento dos candidatos à carreira diplomática, desde a etapa do concurso de admissão até os programas de formação e acompanhamento dos aprovados.

Fundado em 18 de abril de 1945, o instituto foi criado como parte das comemorações do centenário de nascimento de José Maria da Silva Paranhos Junior, o Barão do Rio Branco, patrono da diplomacia brasileira.

Em março de 1946, foi criado o primeiro Curso de Preparação à Carreira de Diplomata do instituto - ano em que o concurso público para ingressar na diplomacia passou a ser obrigatório.


O Barão do Rio Branco

José Maria da Silva Paranhos nasceu em 20 de abril de 1845 e foi deputado de 1868 a 1872.

Entre 1870 e 1871, atuou na missão de negociação de paz com o Paraguai e em 1876, assumiu o cargo de cônsul-geral em Londres.

Responsável pela consolidação das atuais fronteiras brasileiras, também esteve a frente do Ministério das Relações Exteriores de 1902 a 1912.


Fonte: www.ibge.gov.br
Nasce Adolf Hitler
Adolf Hitler nasceu no dia 20 de Abril de 1889, na cidade austríaca de Braunnau. Foi líder do Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães. Acabou como chRedação Terra de governo do país, difundindo o nazismo. Com a sua política expansionista, provocou ainda a II Guerra Mundial.

1808 - Nasce Carlos Luis Bonaparte, Napoleão III.
1810 - A Junta do governo de Caracas proclama a existência de uma soberania nacional desligada da Espanha.
1843 - É aprovada, na Colômbia, uma nova Constituição, que acaba acentuando o regime centralista.
1845 - Começa o primeiro mandato presidencial do general Ramon Castilla no Peru.
1851 - José Rufino Echenique é eleito presidente do Peru.
1853 - O general Antonio López de Santa Anna ocupa novamente a presidência do México.
1859 - Uma expedição armada franco-espanhola se dirige à Cochinchina.
1871 - Uma lei suprime a associação secreta Ku-Klux-Klan nos Estados Unidos, proibindo sua existência.
1889 - Nasce Adolf Hitler, nazista alemão, que, com sua política expansionista, provocou a Segunda Guerra Mundial.
1893 - Nasce Joan Miró, pintor espanhol.
1923 - Nasce Ernesto Antonio Puente, compositor e percussionista portorriquenho.
1941 - Nasce Ryan O'Neal, ator norte-americano.
1947 - Morre Christian X, rei da Dinamarca. Seu filho Federico IX assume o poder.
1949 - Nasce Jessica Lange, atriz norte-americana.
1965 - A China Popular oferece seu apoio ao Vietnã do Norte contra a agressão dos Estados Unidos.
1983 - Começa a Conferência da Paz da América Central, no Panamá. Seis ministros de Exteriores dos países da América Central e do México, Colômbia e Venezuela participaram do evento.
1987 - A Administração norte-americana autoriza o registro de patentes sobre novas formas de vida obtidas por manipulação genética.
1989 - O governo colombiano aprova três decretos para confrontar os grupos militares financiados pelos grupos de narcotráfico.
1990 - O escritor venezuelano Arturo Uslar Pietri é homenageado com o Prêmio Príncipe de Astúrias das Letras.
1994 - Morre José Antonio León Rey, poeta e escritor colombiano.
1996 - A direita religiosa ultra-conservadora ganha com maioria absoluta as eleições legislativas para o Parlamento Iraniano.
1998 - Morre Octavio Paz, poeta mexicano.

Redação Terra