quinta-feira, 16 de junho de 2011

16 DE JUNHO - DIA DA CRIANÇA AFRICANA




16 DE JUNHO - DIA DA CRIANÇA AFRICANA

A efeméride é motivo para reflexão em torno da necessidade de se proporcionar uma infância condigna a todas as crianças e educação para todos sem distinção de sexo, crença ou raça
Praia, 16 Junho - Celebra-se hoje o Dia da Criança Africana, data instituída em 1991, em Addis-Abeba, Etiópia, pela Organização de Unidade Africana (OUA), em memória às crianças negras do Soweto, África do Sul, massacradas em 16 de Junho de 1976, por protestarem contra a inclusão obrigatória da língua afrikaans no ensino e contra a discriminação no sistema escolar.
Milhares de estudantes negros do Soweto exigiram então às autoridades de Pretória melhor educação e aprendizagem nas línguas nativas e não apenas em inglês. Foram aí reconhecidas 11 línguas nacionais entre as quais o “afrikaans”, tendo o inglês ficado na 12ª posição oficial.
A manifestação juvenil durou 14 dias, morreram mais de cem pessoas e 1000 ficaram feridas. O que se pretendia ter carácter pacífico, acabou em extrema violência.
O episódio ficou conhecido como o “Levantamento do Soweto”.
A efeméride é motivo para reflexão em torno da necessidade de se proporcionar uma infância condigna a todas as crianças e educação para todos sem distinção de sexo, crença ou raça.
A nível mundial, o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) , instituição que existe há mais de 60 anos, é a principal organização de defesa dos direitos dos menores. A UNICEF possui gabinetes em 155 países e territórios para acolher e ajudar as crianças a sobreviver e a sustentar o seu desenvolvimento desde os primeiros anos de nascimento até a adolescência. As crianças que abandonam as suas casas e os seus países por causa de conflitos armados tornam-se muito mais vulneráveis à violência, abusos, exploração e tráfico infantil, o que faculta a sua contaminação por VIH/Sida.
Um exemplo é o caso de Darfur, Sudão, onde cerca de dois milhões de pessoas foram obrigadas a abandonar os seus locais de origem devido ao conflito armado. Das vítimas de violação em Darfur, um terço são menores.
Fontes da UNICEF indicam que 12 milhões de crianças africanas abaixo dos 18 anos abandonaram os seus países, enquanto que outras perderam a vida.
Por esta razão, este organismo da ONU apelou à União Africana para reforçar a luta contra tráfico de menores.
A UNICEF afirma que, por todo o continente africano, “crianças são traficadas para a prostituição e recrutadas por grupos armados que as transformam em soldados ou em carregadores”. A grande maioria das vítimas tem entre 7 e 14 anos de idade e é oriunda de famílias muito pobres.
Na tentativa de encontrar uma solução definitiva, a UNICEF pede aos governos de todos os países africanos para darem prioridade ao sector da Educação, ou seja, pede aos governos que coloquem a educação acima da lista de prioridades para salvar os direitos inalienáveis das crianças.

Infelizmente o mundo criado pelos "gananciosos" que só buscam a glorificação pelo dinheiro determina várias diferenças pelo mundo, principalmente no contintente africano que é explorado pelos ditos "capitalitas selvagens" burgueses que não se importam com seus semelhantes e sim com seu bem estar próprio. E ainda se dizem cristãos, que acreditam em Jesus, será mesmo? A África em pleno século XXI ainda é explorado, onde milhares de crianças morrem de fome todos os anos pela ambição de pessoas que insistem nesta ilusão de se "materializar" e buscá-la a qualquer preço! Vergonhoso em pleno século XXI os ditos "poderosos" do capitalismo ainda mantém sua maldade atingindo crianças da África! Viva a nossa mãe África!!!
Agora uma música e um vídeo em homenagem as crianças africanas:


Mama África

Chico César

Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...(2x)
Mama África, tem
Tanto o que fazer
Além de cuidar neném
Além de fazer denguim
Filhinho tem que entender
Mama África vai e vem
Mas não se afasta de você...
Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...
Quando Mama sai de casa
Seus filhos de olodunzam
Rola o maior jazz
Mama tem calo nos pés
Mama precisa de paz...
Mama não quer brincar mais
Filhinho dá um tempo
É tanto contratempo
No ritmo de vida de mama...
Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...(2x)
É do Senegal
Ser negão, Senegal...
Deve ser legal
Ser negão, Senegal...(3x)
Mama África
A minha mãe
É mãe solteira
E tem que
Fazer mamadeira
Todo o dia
Além de trabalhar
Como empacotadeira
Nas Casas Bahia...(2x)
Mama África
A minha mãe
Mama África
A minha mãe
Mama África...

Nenhum comentário:

Postar um comentário