Devido aos cenários de mudanças e fenômenos climáticos, a árvore vem ganhando cada vez mais importância no contexto da preservação e equilíbrio ambiental, pois uma das formas mais eficientes de combater as mudanças climáticas é plantando árvores.
As árvores realizam o sequestro de carbono por meio da fotossíntese, ao mesmo tempo em que lançam oxigênio na atmosfera terrestre, colaborando com a diminuição da temperatura e a renovação do ar.
Entre outros benefícios advindos do plantio de árvores está o equilíbrio ecológico, a recuperação de áreas degradadas e a diminuição do processo de assoreamento dos rios.
Preocupados com a preservação do ambiente e com o receio de perderem os benefícios resultantes da fotossíntese das árvores, indivíduos e organizações de todo o mundo tem realizado discussões sobre melhores formas de proteção ao meio ambiente. Algumas dessas discussões geram acordos entre países, cartilhas ecológicas e compromissos sociais, sendo muitos deles facultativos.
O Instituto Brasileiro de Florestas – IBF – possui ações voltadas ao plantio de mudas nativas da mata
atlântica em todo o território nacional, como o Programa Plante Árvore, que disponibiliza áreas degradadas para que empresas privadas patrocinem o reflorestamento. O resultado tem sido o cultivo de milhares de mudas e sementes, gerando repercussão positiva para as empresas apoiadoras e principalmente benefícios para a flora brasileira.
Portanto, neste dia 21 de março, o Dia Internacional da Floresta, faça sua parte! Plante árvores! Apóie campanhas de replantio! Eduque seus amigos a fazer o mesmo! Cuidando do meio ambiente estamos cuidando de nós mesmos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário