terça-feira, 28 de junho de 2011

28 de Junho dia do orgulho LGBT - Você sabe o que significa?

28 de junho, dia do Orgulho!

Participe!
Rio pelo Dia Mundial DO ORGULHO DE LGBT
De 25 a 29 de junho de 2009, o Movimento de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) Fluminense e o Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Superintendência de Direitos Individuais, Coletivos e Difusos da Secretaria de Estado de Assistência Social; com apoio do Grupo Arco-íris de Cidadania LGBT, do Centro Cultural Oduvaldo Vianna (Castelinho do Flamengo) e do Atelier Almir França realizam um conjunto de atividades como oficinas, mostra de filmes, exposições, rodas de conversa, mobilizações comunitárias, culto ecumênico, atos públicos, entre outros, como seguem na programação oficial.
Por que o dia 28 de junho é o Dia Mundial do Orgulho LGBT?
Na madrugada de 28 de junho de 1969, em Nova Iorque, freqüentadores do bar Stonewall Inn reagiram a uma batida policial arbitrária, com o intuito de achaque e intimidação, e decretaram um basta à discriminação e ao preconceito contra os homossexuais. Essa revolta é considerada o marco do início do movimento moderno de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais em busca de sua cidadania e o reconhecimento de seu papel na sociedade. A reação teve repercussão internacional e o dia 28 de junho foi estabelecido como dia mundial do orgulho LGBT. Em 1970, ativistas pró-direitos dos LGBT nos EUA organizaram uma marcha para lembrar o levante de Stonewall, assim surgiram as Paradas do Orgulho LGBT.
Hoje, a luta pelos direitos de cidadania da população LGBT continua. A homofobia – medo, aversão, preconceito e ódio contra LGBT- se manifesta de diversas maneiras, e em sua forma mais grave resulta em ações de discriminação e violência, até o assassinato de LGBT com requintes de crueldade. No Brasil, a Campanha Não Homofobia foi criada pelo Grupo Arco-Íris em outubro de 2008 e, através do site www.naohomofobia.com.br, tem o objetivo de ser um canal de divulgação, pressão e mobilização social, pela aprovação do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 122/06, que criminaliza a homofobia em nosso país.
Acesse o site www.naohomofobia.com.br e participe do abaixo-assinado virtual para juntos acabarmos com a homofobia no Brasil.
A entrada é franca em todos os eventos, com exceção àqueles que têm citação de preço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário