terça-feira, 17 de maio de 2011

17 de Maio, Dia Mundial da Internet

No dia 19 de Janeiro de 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que no dia 17 de Maio seria comemorado o Dia Mundial da Internet. Realmente a internet merece um dia só seu, pois ela está em nossa vida durante todo o ano, e tem alterado a maneira de nos relacionarmos com as pessoas a nossa volta, e até mesmo com as mais distantes possível. Na mesma data serão celebrados, de forma conjunta, os dias da Sociedade da Informação e das Telecomunicações, englobados no Dia Mundial da Sociedade da Informação.
 
Dia da InternetÉ claro que em países como o Brasil ela ainda não é utilizada pela grande maioria da população (pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, em Maio de 2007, mostra que mais de 60% da população nunca utilizou a internet, claro que esse número já caiu, mas é a última pesquisa oficial do órgão), mas a tendência natural é que com a popularização da informática e o baixo preço dos computadores, essa situação venha a ser superada em poucos anos. As escolas e empresas também colaboram para que esse número de pessoas “desconectadas” diminua gradativamente.
 
Dia da Internet também se celebra no Brasil
 
Também no Brasil a data vai ter expressão, com a organização dos eventos a cargo da entidade Internauta Brasil. Entre as actividades previstas conta-se a difusão de depoimentos de personalidades dos sectores político, educativo e tecnológico sobre a forma como a Internet mudou o seu quotidiano.
 
A internet no Brasil
 
Em um país de população tão heterogênea de estilos, culturas e regiões, o Brasil destaca-se na rede mundial de internet por uma característica homogênea de seus usuários: a capacidade de se relacionar. Nada mal, então, destacarmos o Orkut, rede social de relacionamentos, que tem os brasileiros como maior porcentagem de usuários: 49%. Dos 54 milhões de internautas, 76% no Brasil utilizam o orkut como ferramenta de relacionamento.
Porcentagem do uso do ORKUT
Do total de usuários brasileiros que acessam a internet, 21% possuem mais de 10 anos de idade. Segundo o IBGE, os internautas têm em média 28 anos, rendimento médio mensal domiciliar per capita de R$ 1.000 e escolaridade de 10,7 anos. Os acessos variam de ambientes como: casa (25,5 milhões), trabalho ou centros públicos ou privados. Cada internauta residencial permanece conectado 26 horas e 15 minutos no mês.
 
Nos últimos quatro anos, a posse de computadores nos domicílios cresceu em média 18% mais rápido que o número de domicílios com conexão à internet, que cresceu 16%. Quando trata-se de formas de acesso, a conexão discada ainda supera a de banda larga. Atualmente, temos 11 milhões de conexões de banda larga no país e 12 milhões de conexões discadas.
 
Hoje, o Brasil é o sexto país do mundo com o maior número de domínios, somando 1,6 milhão de registros com o final .br. O registro .br era, inicialmente, disponível apenas para empresas, pois o cadastro exigia a inscrição do CNPJ. Hoje, o .br aceita também o CPF, permitindo que pessoas físicas e empresas não registradas adquiram o domínio com .br. O levantamento, feito com 3500 empresas de todos os portes (grande, média e pequena) de todo o país, constata que 53% delas têm website, mas a maior parte deles é voltado apenas para informações institucionais. Apenas 13% das corporações, por exemplo, utilizam os seus sites para efetivar pagamentos de transações.
 
Mesmo com a crise, estima-se que em 2009 as empresas faturem 4 bilhões e meio de reais no primeiro semestre deste ano, 20% a mais que o mesmo período no ano passado. Um dos fatores para esse aumento se deve ao crescimento de usuários na internet. Em 2009 a previsão é de um crescimento de 20% no número de pessoas que compram pela internet. Em relação ao perfil dos compradores virtuais, as mulheres representam 51% dos consumidores e em 2008 a classe C foi responsável por 42% de todas as compras. Dois fatores contribuíram para esse crescimento: possibilidade de comparação de preços e parcelamento.
 
A humanidade tomou outro rumo após o surgimento dos computadores, um salto em desenvolvimento tecnológico e perspectivas de avanço em todas as ciências conhecidas, mas com o surgimento da internet como a conhecemos hoje, a humanidade está tendo que rever seus conceitos, suas certezas e conhecimentos. Primeiro chamamos essa nova era de “Era da Informação”, e agora, principalmente após ler o livro Wikinomics, creio que, graças a internet, estamos realmente entrando na “Era da Colaboração”, pois é isso que a internet nos propicia de mais valioso, a ferramenta ideal para propagarmos nosso conhecimento, colaborarmos uns com os outros e nos fazermos úteis a humanidade.
Fontes: http://imasters.uol.com.br - http://diario.iol.pt/tecnologia - http://www.gfsolucoes.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário