terça-feira, 31 de maio de 2011

Fatos Históricos do dia 31 de Maio!

Perseguição no Vietnã
No dia 31 de maio de 1966, monges budistas atearam fogo contra seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul. Os monges faziam greves de fome e cometiam suicídio para exigir a igualdade perante a lei, a livre prática e propagação da fé budista.

1492 - Os Reis Católicos firmam um decreto de expulsão dos judeus de todos os seus reinos.
1594 - Morre Jacobo Robusti, Tintoretto, pintor veneziano.
1793 - Os extremistas da Convenção declaram os girondinos ou moderados como foras-da-lei, dando início ao período conhecido como Terror da Revolução Francesa.
1809 - Morre Joseph Haydn, compositor austríaco.
1820 - Fim da Inquisição no México.
1874 - Estréia, na Igreja de São Marcos de Milão, a Misa de Requiem que Verdi compôs para a morte do escritor Manzoni.
1878 - Naufraga na costa inglesa o encouraçado alemão Grosser-Kurfurst, causando a morte de 269 tripulantes.
1887 - Nasce Alexis Saint John-Perse, poeta francês, Prêmio Nobel de Literatura 1960.
1900 - Guerra de Transvaal: os britânicos tomam Johannesburgo e os boers, colonos holandeses da África Austral, retiram suas tropas para Pretória.
1902 - Tratado de Vereeniging, que põe fim à guerra dos boers contra o Império britânico.
1910 - As províncias do Cabo, Transvaal, Natal e o Estado Livre de Orange se unem para formar a União Sul-Africana.
1911 - Nasce Maurice Allais, economista francês, Prêmio Nobel de Economia em 1988.
1930 - Nasce Clint Eastwood, ator e diretor de cinema norte-americano.
1933 - A Grã-Bretanha consegue um armistício entre a China e o Japão.
1935 - Um terremoto destrói a cidade de Quetta (Paquistão) e morrem mais de 56 mil pessoas.
1939 - É firmado em Berlim um pacto de não agressão entre alemães e dinamarqueses.
1942 - Segunda Guerra Mundial: grande bombardeio de Canterbury (Inglaterra) pelos alemães, em represália ao feito em Colônia pelos britânicos.
1949 - Quebra das relações comerciais entre a URSS e a Iugoslávia.
1962 - Executado em Tel Aviv, por crimes contra os judeus, o ex-coronel das SS Adolfo Eichman, que havia sido seqüestrado na Argentina por agentes israelenses e levado a Israel.
1966 - Monges budistas atearam fogo sobre seus próprios corpos em Saigon, como forma de protesto contra a política do governo militar do Vietnã do Sul.
1970 - Forte terremoto na região andina peruana, que causa a morte de mais de 20 mil pessoas e deixa mais de 50 mil desaparecidos.
1974 - Síria e Israel fazem um acordo para a retirada das forças dos altos de Golan, com a mediação de Henry Kissinger. 1976 - Morre Jacques Monod, cientista francês, Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia 1965.
1991 - São firmados em Lisboa os acordos para pôr fim a 16 anos de guerra civil em Angola, que acabaram não se cumprindo.
1992 - Sérvia e Montenegro elegem os 138 deputados do Parlamento Federal para legitimar a criação da Nova Iugoslávia, proclamada em 27 de abril.
1994 - Os mísseis nucleares norte-americanos em terra e mar deixam de apontar para seus objetivos na antiga URSS.
1994 - O croata Kresimir Zubak é proclamado primeiro presidente da recém criada Federação musulmano-croata na Bósnia.
1995 - A Rússia formaliza seu ingresso na Associação para a Paz da OTAN.
2000 - O Congresso do Equador aprova a anistia geral para os militares rebeldes que protagonizaram a insurreição que derrubou o presidente Mahuad no início do ano.
Redação Terra

Pessoal no dia 31 é o combate ao tabagismo, se você pensa em fumar, dá uma lida, quem sabe isso abaixo não faz você mudar de ideia!!!

31 de Maio: Dia do Combate ao Tabagismo




Inúmeros dados científicos, que comprovam diversos malefícios do tabaco sobre o organismo humano e o meio ambiente, levaram a Organização Mundial da Saúde a atuar no controle do tabagismo.
Uma das medidas desta organização foi estabelecer, em 1987, o "DIA MUNDIAL SEM TABACO", idealizado para 31 de maio, que é comemorado anualmente em todos os continentes, enfocando temas escolhidos previamente, gerando slogan definidos.
As comemorações do dia Mundial Sem Tabaco, visam chamar a atenção, informar, conscientizar governos e toda a comunidade sobre os danos que o Tabaco causa, não só a seu usuário, o fumante, como para todos os que convivem em ambientes poluídos pela fumaça do tabaco. Visa ainda reforçar os programas de educação continuada para o controle do tabagismo que estão sendo desenvolvidos em diferentes segmentos da sociedade, levando tanto o governo, como a toda comunidade, a adotarem medidas apropriadas de controle desse terrível problema de saúde pública que representa o tabagismo.


Glamourizado no passado pelas charmosas baforadas de estrelas de cinema, o cigarro já foi desmascarado há tempos e denunciado como vilão da saúde, causador de doenças graves como câncer e enfisema pulmonar.

Não se trata de exagero: cigarro mata mesmo. No Brasil, estima-se que o cigarro mate 80 mil pessoas por ano, alerta o PrevFumo, projeto da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo/Escola Paulista de Medicina), que oferece tratamento para largar o vício.

Para animar os futuros ex-fumantes, é bom saber que há muitos benefícios a curtíssimo prazo quando se larga o vício de fumar. A seguir, uma lista com 10 boas notícias para a sua saúde, depois que se apaga o último cigarro.

1 - Em 20 minutos a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal

2 - Em 8 horas os níveis de monóxido de carbono retornam ao normal

3 - Em 1 dia há redução do risco de ataque cardíaco

4 - Em 3 dias há relaxamento dos brônquios e aumento da capacidade respiratória

5 - De 2 a 12 semana melhora a circulação

6 - Entre poucos dias e algumas semanas (dependendo do quanto e por quanto tempo a pessoa fumava) o paladar e o olfato se recuperam completamente

7 - De 1 a 9 meses há redução de tosse, infecções e ocorre melhora da capacidade respiratória

8 - Em 1 ano o risco de doença coronária cai pela metade

9 - De 10 a 15 anos o risco de doença coronariana se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou

10 - De 15 a 20 anos o risco de câncer se aproxima do risco de uma pessoa que nunca fumou

Fonte: PrevFumo/Unifesp

PORQUE FUMAR NÃO É INTELIGENTE: - Só no Brasil o tabaco faz, anualmente, 200 mil vítimas.
Imagens na caixa de cigarros:

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o fumo é fator casual de 50 doenças diferentes, destacando-se as cardiovasculares, o câncer e as doenças respiratórias obstrutivas crônicas.

As estatísticas demonstram que 45% das mortes por infarto do miocárdio, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doença cérebro-vascular (derrames) e 30% das mortes por câncer podem ser atribuídas ao cigarro. Outro dado alarmante: 90% dos casos de câncer do pulmão têm correlação com o tabagismo.

CONHEÇA UM CIGARRO POR DENTRO:

- A fumaça do cigarro é uma mistura de aproximadamente 4.700 substâncias tóxicas diferentes; constituída de duas fases: a fase particulada e a fase gasosa. A fase gasosa é composta, entre outros, por monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína. A fase particulada contém nicotina e alcatrão.



- O alcatrão é um composto de mais de 40 substâncias comprovadamente cancerígenas, formado à partir da combustão dos derivados do tabaco. Entre elas, o arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, resíduos de agrotóxicos, substâncias radioativas, como o Polônio 210, acetona, naftalina e até fósforo P4/P6, substâncias usadas para veneno de rato.

- O monóxido de carbono (CO) se junta à hemoglobina (Hb) presente nos glóbulos vermelhos do sangue, que transportam oxigênio para todos os órgãos do corpo, dificultando a oxigenação do sangue, privando alguns órgãos do oxigênio e causando doenças como a aterosclerose.

- A nicotina é considerada pela Organização Mundial da Saúde/OMS uma droga psicoativa que causa dependência. A nicotina age no sistema nervoso central como a cocaína, com uma diferença: chega em torno de 9 segundos ao cérebro. Por isso, o tabagismo é classificado como doença estando inserido no Código Internacional de Doenças (CID-10) no grupo de transtornos mentais e de comportamento devido ao uso de substância psicoativa.

Por tudo isso, vamos nos unir contra o fumo:

- Evite a primeira tragada;

- Não fume na frente de crianças;

- Evite pessoas e situações que o façam fumar. Resista aos que lhe oferecem cigarro, diga sempre "EU NÃO FUMO";

- Para quem deseja parar é bom saber que os sintomas ruins após a parada são piores na primeira semana, mas são temporários, devendo desaparecer no máximo em 3 semanas;


Uma campanha da Coordenadoria de Recursos Humanos (Área de Segurança e Medicina no Trabalho) e Assessoria de Comunicação Interna do SFIEC .

Desde o seu cultivo o tabaco já é muito prejudicial, pois envolve a utilização de diversos produtos químicos fertilizantes e agrotóxicos, altamente maléficos ao organismo, que se incorporam às folhas do tabaco e contaminam os produtos finais, sendo, portanto, inalados pelos usuários do cigarro, cachimbo, charuto, além de poluírem o ambiente, prejudicando também os não usuários (fumantes passivos).
O processo de beneficiamento gera desmatamento. Calcula-se que a cada 300 cigarros fumados, 1 árvore é derrubada. A secagem (cura) das folhas de tabaco para a confecção de seus produtos finais, que no Brasil é feita em fornos, cujo combustível é a madeira (lenha), retirada da mata nativa, quando existente, ou de áreas especialmente reflorestadas com pinus para este fim. Existem no país aproximadamente 96.000 fornos e, segundo dados da própria indústria do fumo, a produção de folha seca é acima de 500 mil toneladas, o que dá a dimensão do dano provocado ao meio ambiente por esta atividade.
O processo de adoecimento provocado pelo tabagismo é responsável por aproximadamente 90% das mortes por câncer do pulmão, 30% das mortes por outros tipos de câncer, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema), 25% das mortes por doenças coronarianas e 25% das mortes por doença cerebrovascular.


Fumantes Passivos:
Os pneumologistas afirmam que os males do fumo passivo causam severos prejuízos à saúde. A fumaça do cigarro libera a adrenalina e o cortisol, hormônios causadores do estresse ao fumante passivo, aquele que aspira o ar poluído pelo cigarro.
Evitar restaurantes, boates ou locais fechados, freqüentados por fumantes, não é suficiente. O importante é coibir o cigarro também no trabalho e em casa. As substâncias tóxicas de apenas um cigarro aceso já poluem ambientes fechados. No final de um dia, aqueles que convivem 80% do tempo com fumantes podem ter respirado o equivalente a dez cigarros. Depois de passar pelo filtro do cigarro, a fumaça, pode poluir o ar, em média, com três vezes mais nicotina, três vezes mais monóxido de carbono, e até 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça inalada pelo próprio fumante ''. E os chamados fumantes passivos são os que mais sofrem, podendo adquirir asma, otite, alergias, sinusite, faringite, bronquite e dor de cabeça, entre outras doenças como as arteriais, as cardíacas, o câncer de pulmão e de garganta.
Muitas pessoas fumam na varanda, na janela, ou nos corredores dos prédios acreditando que estão evitando o mal aos filhos pequenos. Mas os pediatras afirmam que as substâncias químicas são muito abrangentes, mesmo que o cheiro do cigarro não seja sentido.
Crianças e idosos, que convivem com pessoas fumantes, ficam com o sistema imunológico debilitado e correm o risco de sofrerem problemas respiratórios graves pelo resto da vida.
As substâncias químicas do cigarro são absorvidas pela placenta e prejudicam o desenvolvimento do feto. Daí ser necessário que as gestantes evitem ambientes onde haja fumantes, para evitar que seus bebês nasçam com baixa imunidade e muito abaixo do peso.
Pais e mães fumantes expõem seus filhos a um risco cinco vezes maior de padecerem de doenças pulmonares e também de virem a sofrer de morte súbita.
Não fume e não permita que fumem em lugares públicos! Respeite a vida!
***
Uol educação, Scielo, Enciclopédia da Saúde e vida, VelhosAmigos, campanhas publicitárias.

Pulmão de fumante:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

A profissão de geólogo, vai encarar alunos?!!

Geologia

O geólogo tem atuação profissional marcante na sociedade moderna, devido a crescente demanda por recursos naturais (água, recursos minerais, petróleo e gás entre outros) e a necessidade de conservar o equilíbrio da Terra. É o profissional com melhor visão das interações do ser humano no meio ambiente, pois detém o conhecimento especializado para lidar com a magnitude dos processos geológicos e caracterizar as suas causas e conseqüências. O geólogo tem papel estratégico na prevenção de acidentes naturais, atua nos estudos de potencialidade de uso e ocupação do meio físico (áreas agrícolas e urbanas) e na remediação de contaminações tanto do solo como da água subterrânea.
A profissão do geólogo inclui ainda as atividades ligadas à investigação científica, que permitem obter informações sobre a evolução da Terra, sua composição, estrutura e origem.
Demandas recentes da sociedade trouxeram novos desafios para a profissão, exigindo uma formação multidisciplinar; de um lado conhecimento técnico em física, matemática, química, biologia e computação, e, de outro, uma visão crítica e integrada em campos como da economia, planejamento e até estruturas sociais.
Diferentemente de outras profissões, em que a atividade é realizada em escritórios ou outros recintos fechados, o geólogo divide seu tempo entre as pesquisas da natureza e o trabalho de laboratório e escritório.
No Brasil, apesar de sua grande extensão territorial e riqueza em recursos minerais, o conhecimento geológico é restrito. Além disso, o número de profissionais na área é insuficiente comparativamente com o de outras nações.
Portanto, o mercado de trabalho é promissor em função da demanda por um profissional que compreenda os processos geológicos de tal forma a propor soluções coerentes para a sociedade, em harmonia com o meio ambiente. O mercado é constituído por empresas petrolíferas, de perfuração de poços artesianos, de engenharia civil e ambiental, de mineração e empresas estatais, além de instituições de ensino, como professor e pesquisador.
Fonte: www.igc.usp.br

Geologia
Não que esse profissional precise ter faro para descobrir preciosidades. Mas achar petróleo e até encontrar leitos de água subterrâneos são tarefas do geólogo. Como sua função básica é observar o solo, ele detém conhecimentos capazes de encontrar e analisar riquezas minerais nos mais variados locais. “A busca por fontes de energia como petr óleo, urânio e carvão mineral é a maior ocupação dos geólogos atualmente”, diz João César, coordenador da Câmara de Geologia do Crea de Minas Gerais.
De fato, a área petrolífera está em alta desde que foi decretado o fim do monopólio na extração desse minério – o que gerou o aumento de investimentos estrangeiros no setor. A crescente preocupação com o meio ambiente também criou um campo de atuação promissor, que é a elaboração de relatórios de impacto ambiental, seja para a construção de grandes obras civis seja para o planejamento de novos bairros e cidades. Nessa atividade, porém, o geólogo concorre com ecologistas e engenheiros de minas. Aliás, com estes últimos os geólogos também concorrem a alguns cargos oferecidos por mineradoras, empresas que têm aumentado sua atuação no país devido à permissão da exploração de lavras por companhias estrangeiras. Assim, o setor público, tradicional empregador do geólogo, começa a perder terreno para as companhias privadas.
Existem várias áreas às quais o geólogo pode se dedicar. A geofísica, que pesquisa fenômenos físicos do interior da Terra por meio de instrumentos. O mapeamento de regiões, para classificar rochas e solos dos terrenos, se refere ao levantamento geológico básico. Na área de mineração, o profissional ajuda a localizar jazidas e planejar a extração de minérios. E na engenharia geológica o trabalho consiste em mapear a estrutura do solo para a construção de represas, túneis, estradas etc. Se optar pela geologia ambiental o geólogo vai planejar a ocupação racional de um território, de forma a prevenir erosões, enchentes e deslizamentos. O geólogo também contribui com o planejamento urbano – um campo promissor e ainda pouco explorado – para que haja ocupação adequada do solo. As grandes empresas de agricultura contratam geólogos para a pesquisa dos recursos hídricos, fundamentais para os projetos agrícolas – área de hidrogeologia.
Trabalhar diretamente no campo faz parte da rotina de vida desse profissional. E é bom saber que, normalmente, nessas atividades ainda há preconceito contra as mulheres que optam pela carreira. No campo, é preciso deixar de lado certos confortos e ter muita perseverança, mas os profissionais veteranos aconselham os recém-formados a passarem por essa experiência.
Os cursos de Geologia promovem uma ampla discussão sobre a conservação das fontes de vida no planeta. “Os currículos estão mais abrangentes”, avisa César. Entre as disciplinas básicas, estuda-se bastante química, física e estatística. Nas específicas, topografia, desenho geológico, geomorfologia, geologia histórica e geofísica. As aulas práticas, quando os estudantes saem a campo, se intensificam em geral a partir do quarto ano. Os iniciantes recebem um salário médio de R$ 1,2 mil.

Duração média do curso

Cinco anos

A profissão

O geólogo estuda a ação das forças naturais sobre o planeta e seus efeitos, como a erosão, a glaciação e a desertificação. Para isso, ele pesquisa e analisa rochas, fósseis e minerais, a topografia dos terrenos, as rochas de superfície, subterrâneas e do fundo do mar. Também localiza jazidas de minério, depósitos de água subterrâneos, reservas de petróleo e de gás natural. Na construção civil, faz levantamentos técnicos e elabora relatórios de impacto ambiental antes da construção de grandes obras. A preocupação com a ecologia abre chances para o especialista em recuperação de solos contaminados e prevenção da poluição de lençóis de água. É obrigatório o registro no Crea.

Características que ajudam na profissão

Gosto por atividades ao ar livre, facilidade de adaptação, meticulosidade, capacidade de observação e análise, atenção para detalhes.
Fonte: www1.uol.com.br

 Realmente a profissão de geólogo é fascinante pois se trata dos inúmeros mistérios da natureza, "geologia" que a nosso planeta terra apresenta, e claro a função é extremamente importante pois eles podem previnir várias catastófres naturais! E aí, topa ser um geológo e fazer parte desta profissão tão importante para todos nós humanos?
Valeu meus alunos, depois tem mais!
Professor - Dênis Pessoa
voltar

No dia 30 de maio comemoramos do dia do Geólogo!!

30 de Maio

A Terra e sua história, origens, estrutura e processos que a formaram e os que regem as transformações pelas quais ainda passa são objetos de estudo do geólogo. O profissional também deve estar atento à vida pré-histórica, registrada nos fósseis que são restos de seres vivos preservados em rochas.
Regulamentada no Brasil em 1962, a profissão é fiscalizada pelo Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
Geólogo
Geólogo

O QUE FAZ?

Em laboratórios, escritórios ou no campo, o geólogo pode atuar em dez áreas diferentes que são a paleontologia, petrologia, pesquisa mineral, geologia de petróleo, hidrogeologia, geotécnica, geoquímica, geofísica, geologia marinha e geologia ambiental.
Confira o trabalho do geólogo em cada uma delas:

Paleontologia

É a parte da geologia que estuda os fósseis, compostos por restos de animais e plantas petrificados. São muito importantes para determinar o tipo de ambiente e a época no qual os sedimentos se depositaram, além de indicar a idade de formação das rochas onde estão os restos preservados.

Petrologia

É o estudo das rochas que se dividem em ígneas, sedimentares e metamórficas.
Mas antes de entendermos, é preciso saber que a Terra é dividida em três camadas: núcleo, manto e crosta. A fusão dos dois últimos dão origem a um líquido chamado magma. Quando este se resfria e se solidifica forma as rochas ígneas.
Já as rochas sedimentares são fruto dos sedimentos que se acumulam nas depressões da Terra. E as metamórficas são formadas pelas modificações de temperatura e pressão sofridas pelas ígneas, sedimentares e outras rochas metamórficas.

Pesquisa mineral

Ao atuar na pesquisa mineral, o geólogo visa pesquisar um bem mineral em particular. No gráfico abaixo, você encontra dados sobre a produção mineral brasileira:

Geologia do petróleo

É o ramo da geologia que examina as camadas de rochas onde existe acumulação de petróleo. Resultado da decomposição dos restos orgânicos, este mineral se deposita nos poros das rochas sedimentares formando jazidas.
Fonte: IBGE
Dia do Geólogo

30 de Maio

OLHE À SUA VOLTA, HÁ UM GEÓLOGO POR AÍ
No dia 30 de maio comemora-se internacionalmente o Dia do Geólogo. Diferentemente de vários países do mundo, onde a atividade profissional do Geólogo é já entendida em sua enorme importância para o Homem, tem sido regra em nosso país que esse dia passe praticamente despercebido pela sociedade, reflexo do ainda o precário conhecimento que esta sociedade tem sobre a atividade de seus geólogos.
Dia do Geólogo
Dia do Geólogo
Diga-se a bem da verdade que esse relativo desconhecimento deve-se em boa parte aos próprios geólogos, em geral mais afeitos a seus círculos profissionais específicos e restritos e despreocupados em dialogar mais abertamente com a sociedade sobre as importantíssimas questões com as quais trabalha.
Simplificadamente, podemos dividir em três grandes planos a atividade profissional do Geólogo, todos eles, como se verá, com estreita relação com o cotidiano e com a qualidade da vida humana no planeta: Fenômenos Geológicos Naturais, no âmbito do qual o Geólogo investiga fenômenos associados à dinâmica geológica do planeta, como terremotos, maremotos, vulcanismos, variações térmicas planetárias e suas conseqüências, processos regionais de desertificação, escorregamentos e avalanches naturais em regiões serranas, etc., definindo cuidados e providências que devam ser tomados pelo Homem para evitar ou reduzir ao máximo os danos que esses fenômenos possam causar;
Exploração de Recursos Minerais, plano em que o Geólogo estuda a formação de jazidas minerais de interesse do Homem (ferro, manganês, cobre, carvão mineral, petróleo, água subterrânea, urânio, alumínio, areia e brita para construção, argila para cerâmica, etc., etc.), localiza-as na Natureza, avalia-as técnica e economicamente e planeja, juntamente com o Engenheiro de Minas, sua exploração e posterior recuperação ambiental da área afetada; Geologia de Engenharia, dentro do qual o Geólogo estuda as interferências do Homem sobre o meio físico geológico.
Dentro desse plano é importante entender que, para o atendimento de suas necessidades (energia, transporte, alimentação, moradia, segurança física, saúde, comunicação...), o Homem é inexoravelmente levado a ocupar e modificar espaços naturais das mais diversas formas (cidades, agricultura, indústria, usinas elétricas, estradas, portos, canais, extração de minérios, disposição de rejeitos ou resíduos industriais e urbanos...), o que já o transformou no mais poderoso agente geológico hoje atuante na superfície do planeta.
Pois bem, caso esses empreendimentos não levem em conta, desde seu projeto até sua implantação e operação, as características dos materiais e dos processos geológicos naturais com que vão interferir e interagir, é quase certo que a Natureza responda através de acidentes locais (o rompimento de uma barragem, o colapso de uma ponte, a ruptura de um talude, por exemplo), ou graves problemas regionais (o assoreamento de um rio, de um reservatório, de um porto, as enchentes e escorregamentos urbanos, a contaminação de solos e de águas superficiais e subterrâneas, por exemplo), conseqüências todas extremamente onerosas social e financeiramente, e muitas vezes trágicas no que diz respeito à perda de vidas humanas.
Enfim, mesmo com a abdicação do consumismo tresloucado e do crescimento populacional descontrolado, a epopéia civilizatória de chegarmos a uma sociedade onde todos os seres humanos tenham uma vida materialmente digna e espiritualmente plena, exigirá, sem dúvida, a multiplicação de empreendimentos humanos no planeta: exploração mineral, energia, transportes, indústrias, cidades, agricultura, disposição de resíduos...
A Geologia é uma das ciências sobre as quais recai a enorme responsabilidade de tornar essa maravilhosa utopia técnica e ambientalmente possível, sem que a própria possibilidade da vida humana no planeta seja comprometida.
Conclui-se, assim, que para se assegurar que a Humanidade tenha um futuro promissor e pleno de felicidade em seu planeta faz-se cada vez mais imprescindível conversar com a Terra. Para esse diálogo, os homens têm seu inspirado intérprete: o Geólogo.
De outra parte, a Geologia é uma geociência maravilhosa. E seu caráter maravilhoso liga-se à sua intrínseca relação com o movimento (Movimento = Tempo + Espaço). O sentido maior da Geologia é apreender o movimento, os processos que definiram, definem e definirão o Planeta e seus fenômenos. O fator Tempo pode ser também importante em outras profissões, mas na Geologia é a variável permanente e onipresente em todas suas equações.
Dentro desse espírito, é justo rendermos um tributo ao Geólogo escocês James Hutton, que ao final do séc. XVIII, pela primeira vez rompeu documentadamente e corajosamente com os estreitos tabus e dogmas religiosos da época, para os quais o mundo atual era exatamente aquele criado por Deus, cunhando (o Geólogo inglês Charles Lyell logo em seguida deu primorosa e enérgica seqüência à sua teoria) as bases da teoria do Uniformitarismo ("o Presente é a chave do Passado"), a qual, por sinal, Darwin, dando todos os créditos a Lyell e Hutton, aplicou ao mundo Biológico.
Dizia Hutton: "Desde o topo da montanha à praia do mar...tudo está em estado de mudança. Por meio da erosão a superfície da Terra deteriora-se localmente, mas por processos de formação das rochas ela se reconstrói em outra parte.
A Terra possui um estado de crescimento e aumento; ela tem um outro estado, que é o de diminuição e degeneração. Este mundo é, assim, destruído em uma parte, mas renovado em outra".
Ao Geólogo, portanto, com todo o merecimento, cabem as honras e homenagem por mais esse aniversário de sua tão bela profissão.
Fonte: ig.unb.br

Afinal o que é um geólogo... na Terra?
A questão foi levantada por R.C. Selley em artigo para o Council of the Geological Society em 1995. Selley [1] refere duas tendências diferentes, embora relacionadas:
1. Um número cada vez menor de cientistas trabalha em Geologia com formação (geológica) clássica, e experiência adquirida pelo trabalho de campo (podemos considerá-los "orto"-geólogos).
2. Importantes contribuições para a Geologia têm sido dadas por cientistas sem formação clássica em Geologia; podemos considera-los "para"-geólogos.
Dia do Geólogo
Dia do Geólogo
A Sociedade Geológica inglesa encontrando-se perante o dilema entre manter o perfil clássico de geólogo (garantindo assim o reconhecimento da classe) e a necessidade de "acolher" os "para"-geólogos (podendo colocar em risco a identidade da classe) promoveu um debate e ouviu diversas instituições, organizações industriais e academias inglesas. Quatro importantes questões foram discutidas no sentido de se obter um consenso:
1. O que é Geologia ?
Foram apresentadas diversas definições; historicamente a primeira utilização do termo foi feita por Richard de Bury (Bispo de Durham 1333-1345) que definiu geologia como o estudo das coisas terrenas, por oposição a teologia — estudo das coisas divinas.
Rothery (Open University) apresentou uma definição suficientemente abrangente para incluir o estudo de planetas, satélites e asteróides. A Universidade de Bristol propôs o estudo de todas as coisas da ionosfera para baixo. Ambas as definições são muito mais abrangentes do que a definição de Holmes o estudo da Terra ou da citação clássica se bates com um martelo, então é geologia.
Aceitando o espectro de definições apresentadas poder-se-á argumentar que um cientista da Terra estuda o planeta desde a ionosfera para baixo, incluindo portanto, meteorologia, climatologia, oceanografia e geologia. Um cientista da Terra (geocientista) aplica a ciência no estudo da Terra.
Um geólogo é um [cientista da Terra] especialista em observação de campo, que estuda as rochas (condizente com a citacao anterior "se bates com um martelo, então é geologia").
2. O que caracteriza um Geólogo ?
Um geólogo é definido pelo conhecimento, capacidades ou acções? O debate permitiu concluir que um geólogo é caracterizado mais pelas capacidades do que pelo conhecimento, nomeadamente:
1. Por aptidão natural, ou treino, os geólogos são capazes de tomar decisões com base em dados que são inadequados, que provêm de várias fontes, e que apresentam grau de confiança muito variável (daí que frequentemente ex-geólogos sejam bons em finanças).
2. Por aptidão natural, ou treino, os geólogos têm mais "consciência sinérgica" do que outros especialistas numa única ciência pura.
3. Por aptidão natural, ou treino, os geólogos possuem uma percepção tridimensional (3D) bem desenvolvida.
4. Por aptidão natural, ou treino, os geólogos possuem uma percepção 4D bem desenvolvida.
Serão as capacidades acima apresentadas, inatas ou adquiridas pelo trabalho de campo, que diferenciam um geólogo de outros cientistas da Terra (geocientistas). Apesar destas capacidades poderem ser inatas nalgumas pessoas, são particular e efectivamente adquiridas através do trabalho de campo em geral, e da cartografia geológica em particular.
3. Trabalho de campo?
É surpreendente verificar que os geólogos empregados na indústria consideram de maior importância o treino em trabalho de campo do que os geólogos das universidades. Selley acrescenta não existirem duvidas de que muito poucos cursos seguem a regra — Oxburg-Rule — de 150 dias de trabalho de campo necessários para a formação de um geólogo. A factura está a ser paga:
uma famosa sondagem em West Shetlands furou 60m no soco porque nenhum dos 6 geólogos que a acompanharam reconheceu o granito.
numa das suas últimas saídas de campo a Java, depósitos marinhos "beach rock" foram-lhe descritos como "carbonatito vulcânico".
apresentaram-lhe sinclinais que eram anticlinais e vice-versa devido a má aplicação do critério de polaridade.
foram mostradas argilas marinhas com intercalações de bombas-vulcânicas (o que constituia um grande mistério pois não era conhecido vulcanismo comtemporâneo); quando bateu com o martelo nestas "bombas-vulcânicas" revelaram-se nódulos de de siderite alterados cheios de bivalves.
Grandes geo-fantasias têm sido criadas com base em observações erróneas deste tipo. Se o treino em trabalho de campo diminuir tais geoboobs irao multiplicar-se.
4. Acreditação de geólogos?
Muitas vezes a discussão acerca do que era geólogo, ou geologia, virou-se para a importância do título profissional Chartered Geologist (Geólogo encartado).
Muitas organizações consideram a obtenção do estatuto de Chartered como uma parte integrante do desenvolvimento das carreiras profissionais do seu staff, sejam consultores, engenheiros ou cientistas.
Históricamente o título Chartered Geologist é mais valorizado pelos geólogos que se empregam junto de engenheiros. Na indústria de petróleo britânica, contudo, o título de geólogo encartado é pouco considerado. Todavia ganha importância para trabalhos transoceânicos e particularmente para sub-contratos e consultores.
Pelo contrário nos departamentos universitários verificou-se constantemente que o corpo docente não reconhece qualquer valor em se tornar chartered. Os académicos ficaram muitas vezes surpreendidos com a ideia de que poderiam não ser considerados profissionais, pelo mundo exterior, dado seremunchartered.
No entanto é possivel que, brevemente, a questão venha a ficar fora do âmbito da Geological Society. O Council of Science and Thechnology Institutes, o "guarda-chuva" de todos os organismos científicos e profissionais ingleses, está actualmente a ponderar a possibilidade de considerar em paridade os títulos de Chartered Scientist e de Chartered Engineer.
Fonte: www.geopor.pt

Fatos Históricos do dia 30 de Maio!

Joana D'Arc é queimada
Filha de camponeses, se dizia inspirada por Deus. Contribuiu de forma decisiva, mudando o rumo da Guerra dos Cem Anos, entre França e Inglaterra. Em 30 de maio de 1431, os ingleses a condenaram à morte na fogueira, sob a acusação de bruxaria. No mesmo dia, em 1920, foi canonizada pela Igreja.

1265 - Nasce Dante Alighieri, poeta italiano.
1593 - Morre Christopher Marlowe, dramaturgo inglês.
1778 - Nasce Francisco María Arouet, Voltaire, escritor francês.
1814 - O Tratado de Paris reconhece a República Dominicana como possessão espanhola.
1815 - José Gaspar Rodríguez Francia se proclama ditador perpétuo e chRedação Terra da Igreja no Paraguai.
1818 - Promulgada primeira constituição argentina.
1898 - Nasce Howard Hawks, diretor norte-americano de cinema.
1906 - Inaugurado túnel de Simplom nos Alpes, o que facilitou a comunicação entre a Itália e a Suíça.
1912 - Nasce Julius Axelrod, neuroquímico norte-americano, prêmio Nobel de Medicina em 1970.
1915 - Expropriação de bens, deportação e matança de armênios na Turquia.
1918 - A guerra civil cresce na Rússia. O governo dos soviets perde o controle da maior parte do país.
1920 - Canonização da heroína francesa Joana D'Arc, que foi queimada na fogueira em Rouen, neste dia, em 1431.
1926 - Triunfa o pronunciamento de Braga, encabeçado pelo general Gomes da Costa, que dá início a um regime militar em Portugal.
1934 - É firmado um tratado entre Estados Unidos e Cuba, que inclui a abolição da emenda Platt e outorga a independência total da ilha.
1940 - O governo da Bélgica suspende as funções do rei Leopoldo III, alegando conduta inconstitucional.
1942 - Segunda Guerra Mundial: mil aviões britânicos bombardeiam a cidade alemã de Colônia.
1945 - Um bombardeio inglês destrói a base de Peenemunde, onde os alemães fabricavam as famosas V-2.
1948 - Syngman Rhee é nomeado presidente da Assembléia Nacional sul-coreana.
1960 - Morre Boris Pasternak, escritor russo, ganhador do Prêmio Nobel 1958.
1961 - Assassinado a tiros o ditador dominicano Rafael Leónidas Trujillo.
1967 - Independência de Biafra, território oriental da Nigéria.
1972 - O presidente norte-americano Richard Nixon e as autoridades russas firmam em Moscou os acordos SALT, sobre limitação de armas nucleares.
1981 - É assassinado o presidente de Bangladesh, Ziaur Rahman, em um golpe separatista dirigido pelo general Manzur.
1986 - A quinta Encíclica do papa João Paulo II, entitulada Dominum et vivificantem é apresentada oficialmente no Vaticano.
1990 - Terremotos no Peru e Romênia deixam dezenas de mortos.
1992- A ONU decreta um embargo total contra a Sérvia e Montenegro.
2001 - O parlamento indonésio decide processar o presidente Abdurrahman Wahid em meio a violentos conflitos no país.
Redação Terra

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Meio ambiente atualmente é o assunto mais paltado no mundo, então...

Dia da Mata Atlântica - 27 de Maio

Conheça alguns projetos nos quais você pode se envolver.

Foto
Cada detalhe da Estrada Parque embeleza os olhos com o que restou da nossa Mata Atlântica
27 de Maio é o Dia Nacional da Mata Atlântica.  Aproveitamos a data para lembrar que Itu e região respiram o ar dessa mata, dotada de uma biodiversidade de encher os olhos de qualquer pessoa, biólogo, ambientalista, criança, brasileiro ou turista estrangeiro. Afinal, quem consegue passear pela Estrada Parque e não se emocionar com a variedade de fauna e flora que ela nos oferta? A nossa Mata Atlântica é de fato um importantíssimo pulmão para o Brasil.
Não é por acaso que a Fundação SOS Mata Atlântica tenha uma sede em Itu e um projeto que busca promover a Educação Ambiental às novas gerações. Trata-se do “Aprendendo com a Mata Atlântica”, organizado pela Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com o Grupo Schincariol. Uma campanha foi lançada em 2010 , no Centro de Experimentos Florestais SOS Mata Atlântica, localizado no km 118 da rodovia Marechal Rondon, em Itu. O projeto é voltado inicialmente a alunos do ensino fundamental de escolas municipais, estaduais e particulares de Itu e região.
Números de horror
A Mata Atlântica originalmente percorria o litoral brasileiro de ponta a ponta. Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhões de quilômetros quadrados. Era a segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.

Atualmente, da segunda maior floresta brasileira restam apenas cerca de 5% de sua extensão original. Em alguns lugares como no Rio Grande do Norte, nem vestígios. Hoje a maioria da área litorânea que era coberta pela Mata Atlântica é ocupada por grandes cidades, pastos e agricultura. Porém, ainda restam manchas da floresta na Serra do Mar e na Serra da Mantiqueira, no sudeste do Brasil.
Área total original: aproximadamente 1,3 milhão de km2.
Área total atual: aproximadamente 52.000 Km2.
Projetos da SOS Mata Atlântica
Diante desses números de horror, existe um grupo cada vez maior de pessoas que lutam para preservar o que ainda está vivo. A SOS Mata Atlântica é um dos  exemplos, e parte desse projeto mora em Itu, bem pertinho de você! No Dia da Mata Atlântica, aproveite para conhecer os projetos atuais da SOS Mata Atlântica e escolha de qual deles você quer participar!
Programa Florestas do Futuro

Principal objetivo: Promover a recuperação das bacias e sub-bacias hidrográficas, através da recomposição das matas ciliares e das áreas de preservação permanente, bem como as de reserva legal.

Programa Clickarvore
Principal objetivo: Apoiar iniciativas locais de recuperação de áreas desmatadas, fornecendo mudas de árvores nativas da Mata Atlântica.
Aliança pela conservação da Mata Atlântica

Principal objetivo: Contribuir para o aumento da área protegida de Mata Atlântica, bem como, a consolidação de preservação dos corredores de biodiversidade.

Programa Costa Atlântica

Principal objetivo: Desenvolver uma série de atividades de forma a contribuir para o fortalecimento do sistema de gestão integrada desses ambientes com a participação da sociedade civil organizada.

Programa Mata Atlântica vai à escola

Principal objetivo: Sensibilizar a comunidade escolar e do entorno para as questões ambientais, por meio da difusão de ações efetivas nas unidades escolares.

Observando os rios

Principal objetivo: Capacitar cidadão, usuários de água, representantes da sociedade civil organizada, educadores, estudantes e gestores do setor público para a gestão integrada de recursos hídricos.

Programa de voluntariado

Principal objetivo: Mobilização de voluntariado para atender escolas de Ensino Fundamental por meio de oficinas e atividades lúdicas, envolvendo o tema ambiental através do programa de educação ambiental “Plantando Cidadania”.

Ecos da Mata

Principal objetivo: Divulgar e prestar contas dos projetos da Fundação SOS Mata Atlântica e de seus parceiros para o público especializado e diretamente interessado na questão ambiental.

Viva a Mata

Principal objetivo: Trata-se de um evento realizado no Parque Ibirapuera, em São Paulo, que reúne ONG’s, pesquisadores, órgãos governamentais e empresas do país, todos ligados ao esforço do bioma. A programação é aberta ao público.

Concurso de fotografia

Principal objetivo: O concurso tem o objetivo de fazer as pessoas enxergarem que não é preciso ir longe para enxergar a Mata Atlântica. Pois ela está em toda a parte, muito perto dos olhos de todos.










 Vejam os vídeos sobre a Mata Atlântica, o quanto esta riqueza natural é importante para o equilíbrio ecológico do Meio Ambiente brasileiro e mundial:

Também no dia 27 de maio comemoras-se o dia do profissional liberal!!


DIA DO PROFISSIONAL LIBERAL

Dia do Profissional Liberal O que faz um profissional liberal?
A cada dia que passa temos mais e mais profissionais liberais trabalhando, ou seja, prestando seus serviços. O profissional liberal trabalha como autônomo, de forma independente sem ser veiculado ao uma empresa.
Veja só quantas profissões podem trabalhar desta forma:
  • Médicos
  • Dentistas
  • Fisioterapeutas
  • Professores
  • Jornalistas
  • Fotógrafos
  • Contadores
  • Advogados
  • Escritores
  • Costureiros
  • Alfaiates
  • Estilistas
  • Designers
  • Marceneiros
Nossa, podemos listar muito mais profissões. Combine com a sua turma e faça uma pesquisa sobre as profissões e apresente para a classe!

No dia 27 de maio temos que ter vergonha!!!

27 de Maio ” O Dia da nossa Vergonha “


A Associação 27 de Maio emergiu. Alguns relacionados com o poder político angolano, mantêm a mesma tónica discursiva sempre que é aflorado o tema 27 de Maio. Uns porque ancestral e continuamente unidos, outros porque reconciliados, outros ainda fruto de nova colheita, não deixam contudo de ser unânimes os refúgios em que se protegem.
- Não vale a pena falar no assunto, já passou muito tempo, a sociedade civil já se apaziguou, para quê desenterrar “ makas ” antigas – todos o alegam quando confrontados com as intenções de promover a criação de uma entidade angolana independente.
Há mesmo quem tendo conhecimento, por constatação directa ou por ter sentido os excessos praticados, considere a data como o “ dia da nossa vergonha “ mas julgue preferível não falar mais no assunto. O medo ainda os tolhe quando nos advertem que nem todos os verdugos ficaram de fora estando mesmo alguns a ser catapultados de novo para o poder.
Ter conhecimento de casos fatais, ser protagonista em ocorrências passados, continuar emocionalmente crítico e não poder ou querer pensar para não ter que agir remetendo-se assim para abrigos supérfluos, incita-me a citar Luís Sepúlveda quando num dos seus textos dedicado ao 30º aniversário do Golpe de Estado no Chile de Allende diz: “ não existe ser mais inconsciente do que aquele capaz de afirmar que nunca esteve nem com os vencidos nem com os vencedores, e que insiste em repeti-lo na sua única tribuna possível, como bobo no banquete dos vencedores.”
José Reis
Junho de 2004
Reforma Protestante
Em 27 de maio de 1564, morre João Calvino (foto), reformista protestante. O fundador do calvinismo opunha-se à catolização da Igreja inglesa. Ele atacava práticas como ornamentos e músicas de órgãos. A sua corrente, a puritana, criticava também a autoridade dos bispos e governos.

1564 - Morre João Calvino, reformista protestante.
1780 - Regressa de sua exploração do rio Colorado, na Patagônia, o navegante Villarino.
1792 - Pela primeira vez é utilizada a guilhotina en Paris, para punir um ladrão.
1850 - A rainha Vitória da Inglaterra sofre seu quarto atentado.
1895 - Oscar Wilde é condenado a dois anos de prisão com trabalhos forçados ao ser considerado culpado por práticas homossexuais.
1905 - Guerra russo-japonesa. Batalha naval de Tshusima, em que os japoneses destroem totalmente a frota russa.
1910 - Morre Robert Koch, médico alemão que descobriu o bacilo da tuberculose.
1923 - Nasce na Alemanha Henry Kissinger, político naturalizado norte-americano.
1931 - O físico suíço Auguste Piccard é o primeiro homem que atinge a estratosfera, ao subir 16 mil metros de altura.
1936 - O transatlântico britânico Queen Mary realiza sua viagem inaugural entre Grã-Bretanha e Estados Unidos.
1941 - Navios de guerra britânicos afundam o encouraçado alemão Bismarck .
1947 - Na Alemanha são executados 22 dos condenados no processo de Mauthausen.
1971 - A União Soviética e o Egito assinam pacto de ajuda mútua.
1984 - O presidente costa-riquenho, Luis Alberto Monje, inicia uma viagem por onze países europeus para explicar a posição da Costa Rica no conflicto centroamericano.
1984 - Centenas de parlamentares da Europa ocidental criticam a União Soviética por violações dos direitos humanos.
1986 - Aproximadamente 600 pessoas desaparecem nas águas do rio Megnha (Bangladesh) quando uma balsa naufraga.
1988 - O Senado norte-americano confirma um acordo entre Estados Unidos e a URSS que prevê a eliminação de 2.600 mísseis com alcance entre 500 e 5 mil quilômetros.
1990 - O liberal César Gaviria Trujillo é eleito presidente da Colômbia em eleições marcadas por alto índice de abstenção.
1990 - O presidente Mikhail Gorbachov pede à população que tenha calma e evite compras excessivas, movidas pelo pânico.
1992 - A Comunidade Européia impõe sanções à Sérvia.
1994 - O Nobel de Literatura russo Alexandr Solzhenitsin regressa à Rússia, após 20 anos de exílio nos Estados Unidos.
1996 - Soldados amotinados reconhecem a derrota e voltam aos quartéis depois de uma revolta de 10 dias na República Centro-Africana.
1999 - O tribunal de crimes de guerra da ONU em Haia anuncia que aceita as acusações ao presidente iugoslavo Slobodan Milosevic e quatro de seus assessores, por crimes cometidos em Kosovo.
2000 - O principal partido protestante da Irlanda do Norte aprova, por pequena margem, seu plano para restabelecer a divisão de poderes com os católicos, principal objetivo do acordo de paz de 1998 para a província.
Redação Terra

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Fatos Históricos do dia 26 de Maio!

O grande cowboy
Em 26 de maio de 1907, nasceu um dos cowboys mais populares dos filmes de faroeste. O ator e diretor americano John Wayne teve seu primeiro grande trabalho em No Tempo das Diligências, clássico de John Ford rodado em 1939. Em 1969, recebeu o Oscar de melhor ator por Bravura Indômita, também dirigido por Ford.

1799 - Nascimento de Alejandro Pushkin, poeta romântico russo.
1822 - Nascimento de Edmund Goncourt, escritor francês.
1824 - Os Estados Unidos reconhecem o novo governo do Brasil, país que há pouco havia se tornando independente.
1874 - Nascimento de Henri Farman, aviador e construtor francês de aviões.
1896 - Coroação de Nicolau II, último czar da Rússia.
1907 - Nascimento de John Wayne, ator norte-americano de cinema.
1908 - O Uruguai suspende o ensino religioso nas escolas.
1911 - A Câmara de Deputados do México elege como presidente interino Francisco León de la Barra.
1914 - Conferência de Niagara-Falls (Estados Unidos) para solucionar a situação política do México, em que foi firmada a suspensão dos conflitos.
1918 - Georgia e Armênia proclamam sua independência da Rússia.
1922 - Morre Ernest Solvay, químico belga.
1937 - A Exposição Universal é inaugurada em Paris.
1940 - Segunda Guerra Mundial: os aliados que lutam na Bélgica são encurralados pelos alemães, que se apoderam de Calais.
1946 - Na Thecoslováquia, os comunistas ganham as eleições para a Assembléia Constituinte.
1952 - Adenauer firma em Bonn o tratado que integra a RFA na Comunidade Européia de DRedação Terrasa, e inscreve também a adesão alemã à integração econômica.
1955 - Os conservadores ganham as eleições no Reino Unido.
1956 - Grave luta armada entre as comunidades grega e turca no Chipre.
1960 - Grandes tremores de terra e maremotos no Chile causam a morte de aproximadamente 6 mil pessoas e deixam mais de 600 mil desabrigadas.
1963 - Fundação da Organização para a Unidade Africana (OUA).
1965 - Os generais Alfredo Ovando e René Barrientos assumem a presidência da Bolívia.
1969 - O Pacto Andino, programa de integração econômica para criar em onze anos um mercado comum, é firmado em Caracas entre os representantes da Bolívia, Colômbia, Chile, Equador e Peru.
1976 - Morre Martín Heidegger, filósofo alemão.
1985 - O Iraque bombardeia seis cidades iranianas.
1989 - O presidente argentino, Raúl Alfonsín, designa seu novo gabinete de crise para governar o país até a posse de Carlos Menem.
1993 - Morre Enzo Benedetto, escritor e pintor futurista italiano.
1994 - A cidade mexicana de Zacatecas é declarada Patrimônio Cultural da Humanidade.
1996 - Morre Attilio Veronese, pintor italiano.
Redação Terra

No dia 26 de maio também é o dia nacional de combate ao Glaucoma, você sabe qual é essa doença?

:: De Olho na sua Saúde :: 26 de maio Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
Doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo. Problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta
Publicada em 26/5/2011
O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira, se não for tratada a tempo. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença. Foto Ilustrativa

Hoje, quinta-feira dia 26 de maio é dedicado ao Combate Nacional ao Glaucoma. A doença é considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). O problema atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta e é o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão, de acordo com a Associação Mundial do Glaucoma.

O glaucoma é uma doença ocular capaz de causar cegueira, se não for tratada a tempo. No Brasil, mais de 1 milhão de pessoas têm a doença e 80% dos glaucomas não causam dor ou incômodo no início. Por ser uma doença crônica e que não tem cura, na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.

Doença Silenciosa

Para ser detectado, é preciso prevenir. Portanto é necessário um exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão intra-ocular, o exame do fundo de olho e, quando necessário, o campo visual.

Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade (transmissão para pessoas da mesma família). Há, no momento, uma ampla discussão sobre a possibilidade do “diabetes mellitus” ser ou não um fator de risco.

O Dia Nacional de Combate ao Glaucoma é uma data propícia às reflexões sobre esta doença, principalmente, em como ela afeta a qualidade de vida dos pacientes que são acometidos por este mal. De acordo com Frederico Franco especialista em glaucoma do ISO Olhos, prevenir a cegueira ainda é um dos grandes desafios da oftalmologia, pois no Brasil ainda não existe a consciência da gravidade do glaucoma.

“Durante muito tempo, acreditou-se que a Pressão Intra-Ocular (PIO) alta era a principal causa desse dano ao nervo óptico. Embora a pressão alta seja claramente um fator de risco, atualmente, é sabido que outros fatores também devem ser levados em conta, como o exame do nervo óptico”, afirma o médico.